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5 tecnologias que prometem continuar influenciando sua empresa em 2022

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BNPL, Customer Experience e admissão digital, estão entre as tendências apontadas por especialistas da área de tecnologia

A transformação digital que encaramos no último ano mudou de maneira significativa a forma como as empresas e os negócios incorporaram novas ferramentas e tendências tecnológicas. O que antes era visto como diferencial, atualmente é encarado como necessário e imprescindível. Não à toa, pesquisa da International Data Corporation prevê que em 2022, 70% de todas as empresas acelerem o uso de tecnologias digitais – ficando claro quais organizações se prepararam para o futuro e aquelas que pararam no tempo.

Pensando nisso, executivos de diferentes áreas separaram cinco tendências tecnológicas que valem a pena ficar de olho para o próximo ano.

Buy Now Pay Later

Para Marcelo Bentivoglio, sócio estrategista da QI Tech, empresa de tecnologia com licença bancária e primeira Sociedade de Crédito Direito aprovada pelo Banco Central do Brasil, o Buy Now Pay Later pode ser a principal modalidade para impulsionar as vendas em 2022. A opção de pagamento “compre agora, pague depois”, vem conquistando espaço, especialmente no comércio eletrônico, já que é totalmente digital e não exige a posse de um cartão de crédito para parcelar os gastos, contemplando inclusive os desbancarizados.

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“O meio de pagamento traz benefícios tanto para os lojistas quanto para os consumidores, pois incentiva os consumidores a comprarem mais, uma vez que a compra pode ser parcelada. Consequentemente, diminui o número de abandono de carrinhos e, por fim, promove menos risco para os donos de negócios, já que quando se tem um provedor do BNPL, o lojista recebe o valor total da compra à vista e o próprio intermediador que lida com os clientes inadimplentes”, comenta Marcelo.

Admissão Digital

Buscando auxiliar o setor de recursos humanos e suprir as necessidades da área, Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, empresa de tecnologia para RH, aposta em um novo recurso que irá facilitar o onboarding de novos funcionários: a admissão digital. Para a executiva, embora o setor tenha um histórico tradicional, ele caminha a passos largos em busca da integração com a tecnologia.

“O processo seletivo online já está entre as principais práticas dos últimos anos no RH. Agora, para 2022, a tendência é que a admissão digital também se fortaleça. Em um modelo tradicional, por exemplo, a contratação pode levar de duas semanas a um mês, devido a quantidade de documentos necessários e etapas manuais. Essas atividades, por sua vez, impactam na experiência do colaborador e exige muito tempo do RH. Ao contrário da admissão digital, que simplifica e agiliza esse processo em poucos dias, além de concentrar todas as informações, de forma organizada, em um único sistema”, pontua a executiva.

Customer Experience e Chatbots inteligentes

No quesito comunicação e relacionamento com o cliente, Bárbara Gurjão, gerente de vendas LATAM da Sinch, líder global em comunicação em nuvem, explica que quando uma empresa pratica a estratégia de Customer Experience, consegue entregar experiências memoráveis, gerando maior fidelidade. Conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas, torna-se ainda mais importante aplicar uma estratégia multicanal em que o cliente consiga ser atendido rapidamente e com qualidade.

Para ela, em 2022 a Inteligência Artificial (IA) continuará caminhando para ser a tecnologia mais transformadora da humanidade. “Com o aumento das demandas digitais para compras pela internet no comércio eletrônico, em solicitações de suporte e atendimento em empresas de telecomunicações, serviços financeiros ou para agendamento de consultas online, os chatbots inteligentes se tornaram mais importantes do que nunca”, complementa.

Logística 100% digitalizada

Para o segmento logístico e transporte rodoviário de cargas, Carlos Mira, CEO e Fundador do TruckPad, maior plataforma da América Latina de conexão entre caminhoneiros autônomos e transportadoras de cargas, acredita que a computação em nuvem e IoT (Internet das Coisas), ainda poderão revolucionar o setor. Segundo o executivo, o segmento ainda caminha para a digitalização e, consequentemente, a utilização da tecnologia para melhoria dos serviços.

“Hoje o mundo é tecnológico e precisamos acompanhar as inovações. No entanto, ainda percebemos que o segmento de logística carece de serviços digitalizados e que utilizem, por exemplo, computação em nuvem, inteligência de dados, Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas). Acredito que para o próximo ano veremos, ainda mais, a introdução e expansão dessas tecnologias nesse mercado, incluindo as LogFintechs”, afirma.

Soluções inteligentes para o seu automóvel

O contexto automotivo será ainda mais digital. Pelo menos, é assim que André Brunetta, CEO do Zul+, principal autotech da América Latina, enxerga o cenário para 2022. Hoje praticamente todas as demandas relacionadas ao veículo podem ser resolvidas pelo celular. No entanto, o app Zul+ promete uma experiência simples, fácil e segura para o motorista que precisa cuidar do seu veículo.

“O Zul+ é o app pra quem dirige. Com ele, o usuário consegue estacionar na rua, consultar e pagar multas, IPVA e licenciamento, abastecer por meio da função Shell Box, evitar filas no pedágio com a TAG sem mensalidade e muito mais. Ou seja, o próximo ano trará mais novidades de mercado e a tendência é que não tenhamos que nos locomover para resolver assuntos relacionados ao carro. Você só vai precisar do seu celular e alguns instantes”, pontua o CEO.

Fonte: Jornal Contábil

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