Índice
ToggleSaiba o que é preciso para uma gestão de fluxo de caixa eficiente em sua iniciativa pública!
Entenda a importância de uma gestão de fluxo de caixa para iniciativa pública e como implementar corretamente
Em todos os segmentos de negócios, a gestão financeira é um pilar para que tudo funcione de forma adequada e bons resultados sejam gerados.
Dessa forma, conhecer as ferramentas que compõem uma gestão financeira impecável e como aplicá-las é essencial para que sua iniciativa pública realize os trabalhos necessários da forma adequada.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
O Grupo Orcoma pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Sabendo disso, ao longo deste conteúdo, falaremos sobre como implementar uma gestão de fluxo de caixa precisa e eficiente, dando as informações necessárias para que as finanças não sejam um problema em seu dia a dia.
Gestão de fluxo de caixa – afinal, qual a importância?
O termo “fluxo de caixa” é muito comum no meio corporativo, sempre sendo muito comentado como algo muito importante.
Entretanto, você entende com clareza qual é essa importância?
Compreender isso é essencial para que a gestão de fluxo de caixa seja implementada com seriedade e comprometimento, então, vamos lá…
O fluxo de caixa nada mais é do que o registro de todas as entradas e saídas ocorridas, ou seja, todas as movimentações financeiras.
Por meio desse registro, diversos aspectos essenciais se tornam possíveis, como:
- Identificação de custos excessivos;
- Conhecimento sobre para onde está indo o capital;
- Identificação de potencialização de lucro;
- Conhecimento sobre a origem das entradas;
- Gestão financeira efetiva; entre outros pontos relevantes.
Dessa forma, torna-se muito mais simples evitar riscos e promover o sucesso das atividades realizadas pela sua iniciativa pública.
3 dicas para uma gestão de fluxo de caixa precisa e eficiente
Para te auxiliar a manter o fluxo de caixa em dia, preparamos algumas dicas simples e práticas.
1 – Registre todas as movimentações
Registrar todas as movimentações ocorridas, ou seja, todas as entradas e saídas, é essencial para que o seu fluxo de caixa seja efetivo.
Somente assim, todos os pontos que mencionamos são garantidos e você consegue ter dados para uma gestão financeira eficiente.
Dessa forma, é essencial estabelecer uma rotina em que esse registro seja feito, no momento em que a movimentação ocorre ou ao fim de cada dia.
2 – Extraia relatórios
A segunda dica é utilizar o controle para extrair relatórios que darão informações valiosas para uma gestão de fluxo de caixa e financeira cada vez melhor.
Ou seja, é essencial analisar os dados dos registros das movimentações para analisar se as entradas e saídas estão coerentes, quais os destinos e origens, se ações para redução de custos são necessárias e assim sucessivamente.
3 – Utilize a tecnologia a favor da sua iniciativa pública
Por fim, a tecnologia é fundamental para potencializar a sua gestão de fluxo de caixa, viabilizando um controle mais simples, facilidade para extração do relatório e otimização do tempo.
Com a utilização da tecnologia, torna-se mais simples melhorar a gestão financeira do negócio como um todo.
Conte com a Orcoma!
Para manter cada detalhe da gestão do seu fluxo de caixa e tantos outros aspectos essenciais para o pleno funcionamento da sua iniciativa privada em dia, ter suporte de especialistas é fundamental.
Dessa forma, você pode sempre contar conosco, da Orcoma, para te auxiliar! Somos uma contabilidade especializada em iniciativas privadas e com uma equipe completamente preparada para prestar serviços financeiros impecáveis para o seu negócio.
Para isso, basta nos contatar agora mesmo!