Índice
ToggleSoluções como a ERP Suite auxiliam empreendedores a cortar gastos e ampliar lucros
Não importa o porte da empresa; administrar um negócio minimamente eficiente hoje em dia exige o uso de tecnologia moderna, e o mercado vem dispondo de soluções cada vez mais sofisticadas para corresponder aos novos padrões e escalas de operações, demandas e metas no mundo digitalizado.
A partir dos chamados mainframes, enormes computadores utilizados para executar tarefas com fins militares, científicos ou comerciais nos anos 1950, passando pelos softwares de MRP (Manufacturing Resource Planning ou Planejamento de Recursos de Manufatura), disseminados na década seguinte por suas capacidades específicas para o controle de estoques e a previsão de vendas nas fábricas, a gestão corporativa finalmente evoluiu para seu modelo de sistema dominante na atualidade, o ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais).
Desde os anos 1990, então, os softwares de ERP, caracterizados pela integração e automação de dados e processos dos diversos setores de uma empresa – como Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade etc. – numa plataforma compartilhada, vêm sendo aprimorados no embalo dos últimos avanços tecnológicos. A novidade mais recente é a oferta de serviços de ERP em nuvem, acessíveis por colaboradores autorizados a partir de qualquer local e dispositivo conectado à internet, o que garante maiores mobilidade e velocidade de processamento ao sistema, além de atualizações periódicas para manutenção técnica e proteção dos arquivos armazenados.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
O Grupo Orcoma pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Tornadas estrategicamente fundamentais para as grandes companhias, devido ao salto qualitativo que propiciam por monitorar recursos, otimizar atividades, identificar gargalos e antecipar resultados, as plataformas de ERP também têm sido adotadas com sucesso por pequenos e médios negócios, graças à redução de custos para sua aquisição e à ampla disponibilidade de versões especialmente elaboradas para empreendimentos de menor porte.
Assim, com a democratização da praticidade, da versatilidade e da eficiência dos sistemas de gestão antes restritos a organizações maiores, as PMEs passam a contar com uma poderosa ferramenta para impulsionar o desenvolvimento de suas operações, sobretudo em períodos de crise como o atual.
A pandemia da covid-19 instaurou, afinal, uma profunda recessão econômica no Brasil: bruscas quedas de faturamento, ondas de demissões e até o encerramento de atividades foram efeitos sentidos em empresas dos mais variados segmentos – principalmente as pequenas e médias, estrutural e financeiramente mais vulneráveis. A campanha de vacinação, a flexibilização das medidas de isolamento social e a reabertura do comércio vêm amenizando os prejuízos aos negócios que permanecem ativos, mas sua plena recuperação ainda exigirá esforços intensos em organização, planejamento e produtividade.
Por isso, o modelo de ERP constitui um aliado estratégico importantíssimo para a retomada de crescimento das PMEs, centralizando sua administração numa estrutura inteligente, repleta de funcionalidades que auxiliam gestores e funcionários a minimizar despesas, maximizar lucros e evoluir as operações com sustentabilidade.
Os softwares do tipo sistematizam todas as frentes do negócio, facilitando o controle das atividades e o acompanhamento coordenado de seus departamentos, com produção de relatórios atualizados para análise dos registros, métodos e procedimentos internos. Dessa forma, a ferramenta proporciona uma visão clara dos indicadores mais relevantes para a rentabilidade da companhia, ajudando, por exemplo, a reparar falhas operacionais, eliminar gastos desnecessários ou perdas produtivas e automatizar tarefas repetitivas. Outra vantagem notória é o embasamento garantido pelos dados a projeções mais realistas e tomadas de decisão mais assertivas.
Utilidades como estas permitem que PMEs em dificuldades retornem aos trilhos com segurança e competitividade renovadas, e uma das soluções mais consagradas do mercado para a categoria é a ERP Suite. A plataforma 100% online, que busca ir além do ERP tradicional, resolve problemas na gestão de pequenas e médias empresas com um sistema completo, simples e intuitivo, assegurando previsibilidade de crescimento aos negócios.
Um dos destaques da ERP Suite é a integração entre os módulos de gerenciamento financeiro – que organiza o fluxo de caixa em contas a pagar e a receber, programa lançamentos recorrentes e se conecta aos principais bancos do Brasil – e controle de vendas e compras – que supervisiona os estoques, gere contratos de clientes e fornecedores e elabora propostas comerciais personalizadas -, além da emissão e armazenamento de notas fiscais de forma prática, segura e ilimitada. Todas essas funcionalidades se vinculam automaticamente aos demais setores do empreendimento na plataforma, que também agrega gráficos, diagnósticos e outras facilidades para poupar custos e otimizar a rotina produtiva.
Customizável e adaptável às necessidades de qualquer negócio, a ERP Suite ainda oferece um serviço de suporte diferenciado aos seus clientes, tendo aumentado o time técnico para poder absorver, com qualidade e agilidade, seu alto volume de demandas – que só tem crescido desde a fundação da empresa, em 2019, quando foi lançada a primeira versão de seu software.
A partir de novos recursos e melhorias na ferramenta, a ERP Suite alavancou seu faturamento nos anos seguintes, comemorando um crescimento de 45% no segundo semestre de 2021. Hoje, refletindo o sucesso e reconhecimento incontestável do sistema, soma mais de 1.500 clientes ativos no país, incluindo Zona Azul Brasil, CosmosSolar, Xhub Digital e FlowMac. Recentemente, a companhia recebeu aporte importante (de valor não divulgado) para seguir evoluindo e aperfeiçoando constantemente a tecnologia empregada em sua solução.
Fonte: Administradores.com
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!