O momento te “empurra” para empreender, mas agir com pressa pode te levar à falência em poucos meses… Então, como se livrar deste “barril”?
Descubra como realizar a abertura de empresa na Bahia sem colocar em risco tudo o que você batalhou para conseguir, em poucos meses!
Antes de irmos direto ao objetivo deste artigo – que é te ensinar a como realizar a abertura de empresa na Bahia -, é importante ressaltar uma afirmação poderosa, visto a situação atual:
“São nos momentos de crise que nos tornamos mais fortes!”
E por que é tão importante destacar isso?
Bom, justamente porque agora é o momento de você agir, mesmo que tudo esteja contra você:
- Mesmo com as incertezas;
- Mesmo o mercado mudando constantemente;
- Mesmo com a pandemia!
Contudo, ao mesmo tempo, não podemos simplesmente ignorar esses fatores…
Fazer isso, sem nenhum preparo, é um passo certeiro para a sua falência em poucos meses!
Desse modo, é necessário agir com cautela, sabendo gerir os riscos e usar as circunstâncias ao seu favor!
Visto isso, sabemos que o mercado da Bahia, assim com o de todo o Brasil, sofreu impactos negativos, causados pelo isolamento, contudo, é com foco neles que você pode encontrar as suas possibilidades de desenvolvimento!
Fazendo agora outra citação…
“O que não te mata, te deixa mais forte!”
Portanto, é momento de parar, analisar e decidir com frieza qual o melhor caminho para a sua empresa de aventurar no mercado baiano.
Sendo assim, como forma te ajudar a abrir o seu negócio na Bahia, vamos, primeiro, te ensinar a como planejar o seu empreendimento, assim, você evita decisões precipitadas que podem te custar muito caro!
O que fazer antes de pensar em realizar a abertura de empresa na Bahia?
Primeiro, é necessário entender se o seu negócio é realmente viável…
Se você está neste artigo através de alguma busca relacionada à “Abertura de Empresa na Bahia”, significa que, no mínimo, tem um plano de negócios estruturado, mesmo que seja mentalmente…
Sendo assim, é necessário colocá-lo em um documento e identificar quais são as suas fraquezas – e a melhor forma de fazer isso, é utilizando um canvas de negócios…
O canva de negócio para abertura de empresa na Bahia
O canva de negócios, serve como um quadro gráfico para melhor visualização das suas estratégias e recursos chave para a abertura de empresa na Bahia.
Dessa forma, é possível tomar melhor ações para o sucesso do seu negócio, considerando tudo o que você tem em mãos, o que torna mais simples e eficiente a identificação de “furos” ou oportunidades para a sua empresa.
Portanto, o canvas é separado em 9 novos blocos que contêm as principais “partes” do seu negócio, sendo eles:
- Segmento dos clientes;
- Proposta de Valor;
- Canais;
- Relacionamento com o Cliente;
- Fontes de Receita;
- Recursos Principais;
- Atividades Chave;
- Parcerias Principais; e
- Estruturas de Custos
E agora vamos esclarecê-los, um a um…
1 – Segmento de Clientes
No segmento de clientes, você define qual será o seu público.
Por mais que pareça simples, essa decisão pode determinar todo o desempenho do seu negócio!
O “segredo para o sucesso”, neste caso, é saber segmentar bem quem você irá atingir, assim, na visão deles, você se torna um especialista e sua operação se torna mais efetiva, uma vez que lidará com as necessidades de um segmento apenas.
Contudo, é preciso entender se essa decisão é realmente viável e lucrativa para o seu negócio, até porque se segmentar demais, mas sem entender o potencial de compra do seu público-alvo e demais aspectos necessários para o seu faturamento, chega uma hora que você não tem mercado e se segmentar de menos, chega uma hora que você competindo com todo mundo!
2 – Proposta de Valor
Já quando falamos da proposta de valor, o ideal é que você já tenha quem são os seus clientes muito bem definido em mente!
Desse modo, aqui, é onde você entende qual o diferencial do seu negócio – e, fracamente, seja criterioso com a sua própria empresa, afinal, se a sua ideia não fizer você ficar extremamente empolgado, quem mais ela irá?
O ideal é que a sua proposta de valor seja realmente única e muito valiosa – dá para ver pelo nome até “proposta de valor”!
No entanto, não precisa “viajar” demais para encontrar uma boa ideia de negócio, o segredo por trás de grandes negócios como o Uber ou a Nubank, por exemplo, está na simplicidade das soluções entregues.
3 – Canais
Nos canais, estamos falando:
- Por onde os seus clientes serão abordados;
- As formas de divulgação;
- As formas de distribuição…
Enfim, é o elo entre as suas soluções e os clientes – é a forma como você entrega e divulga os seus produtos ou serviços.
Porém, quando falamos em “elo”, não confundir com o próximo bloco…
4 – Relacionamento com o Cliente
No quarto bloco, lidamos com a maneira como você se mantém conectado com os seus clientes…
Até porque, agora, em meio à uma pandemia, pensar na abertura de empresa na Bahia, considerando a maneira como você se manterá disponível remotamente para os seus clientes ou oportunidades de vendas, é essencial!
Desse modo, busque por alternativas como:
- Conta de e-mail empresarial;
- Redes sociais profissionais;
- Sistema de gerenciamento de clientes; e por aí vai…
5 – Fontes de Receita
Agora chega a hora de ver o dinheiro entrando…
O objetivo aqui é entender quanto você irá cobrar por seus serviços ou produtos, sendo que, neste caso, é necessário considerar dois fatores:
- Seus custos, uma vez que é necessário entender qual o seu ponto de equilíbrio financeiro, o que irá definir a partir de que valor você começará a lucrar – processo que pode ser executado com excelência por um escritório de contabilidade na Bahia; e
- Os preços dos seus concorrentes, uma vez que é preciso considerar quanto a concorrência vem cobrando para que você não fique para trás!
É claro que você pode considerar fatores como a qualidade do seu produto ou serviço, o que irá justificar um preço maior ou menor, porém, o irá determinar a efetividade dessa precificação é a aceitação do mercado.
Contudo, ainda assim, é necessário sempre estar de olho no preço praticado por seus concorrentes.
6 – Recursos Principais
No sexto bloco, o objetivo é entender do que você necessariamente precisa para que o negócio dê certo.
Aqui você irá listar desde maquinário até a licença na marca…
Como dizem os chefs de cozinha, esse é “mise em place” do seu negócio…
Ou seja, é aqui que você organiza todos os ingredientes para que a combinação dê resultado.
7 – Atividades Chave
E, já que temos os recursos principais, é necessário ter também as atividades principais…
Desse modo, no sétimo bloco, as atividades chave se referem aos serviços que você precisa prestar ou possuir em sua estrutura de negócio para que a abertura de empresa na Bahia dê certo.
8 – Parcerias Principais
Antecedendo ao fim do nosso canva, chega o bloco dos parceiros…
Aqui, você lista todas as pessoas ou organizações que são necessárias à Abertura da sua Empresa na Bahia e o seu papel para o desenvolvimento do negócio.
Liste desde consultores, estrategistas e sócios até investidores, fornecedores e prestadores de serviços.
9 – Estruturas de Custo
Por fim – e não menos importante – temos as estruturas de custo, que se referem ao planejamento de gastos para a empresa, desde as despesas administrativas até os custos com produção.
É muito importante alinhar este bloco com o bloco de precificação, assim você não corre o risco de “pagar mais do que vende”!
Portanto, para entender melhor como estruturar o canvas de negócios para a abertura de empresa na Bahia, assista ao vídeo abaixo, retirado do canal Sebrae Minas:
Agora, vamos à parte burocrática…
Bom, agora que já falamos do que você precisa fazer ANTES de começar o processo de abertura de empresa na Bahia, como prometido, vamos diretamente para o processo…
Documentos para Abertura de Empresa na Bahia
Sendo assim, separamos uma lista com todos os documentos necessários para a abertura da sua empresa no estado da Bahia, e você vai conferir os itens dela, um a um, agora mesmo:
CNPJ
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é o documento que comprova a validade jurídica da empresa, perante à Receita Federal.
Sendo assim ao abrir a sua empresa é necessário que você já tenha em mente qual a sua atividade empresarial – que deverá ser definida de acordo com o código do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Contrato Social
Já o Contrato Social serve para casos onde a Abertura de Empresa na Bahia se dará por meio da formação de uma sociedade, seja ela:
- Sociedade Simples;
- Sociedade Limitada; ou
- Sociedade Anônima.
Sua função é determinar qual a responsabilidade de cada sócio perante o negócio e quais são as condições de gestão da empresa.
Requerimento de Empresário Individual
Contudo, quando não lidamos com a concepção de uma sociedade, o empresário individual deverá abrir a sua empresa com um requerimento de empresário individual.
O seu papel é o mesmo do contrato social, a única coisa que muda é que um serve para vários sócios e o outro serve apenas para um empresário.
Documentos de Identificação Pessoal
Para abrir uma empresa, como é de se esperar, é preciso levar os documentos padrão para qualquer ação burocrática no Brasil…
- RG;
- CPF; e
- Comprovante de Residência.
No caso de uma sociedade, é preciso levar também os documentos dos sócios.
Registro na Junta Comercial
Agora, para as empresas que tenha atividades comerciais, é necessário realizar o registro na Junta Comercial do estado da Bahia, assim, é possível obter o seu NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) e dar sequência no processo.
Alvará de Licença na Prefeitura
Para os estabelecimentos empresariais, é muito importante que o local esteja de acordo com a fiscalização – ainda mais agora, em meio à pandemia.
Sendo assim, é necessário que você vá até à prefeitura do seu município e solicite a avaliação do seu estabelecimento, o que garantirá a sua licença de funcionamento.
Alvará do Corpo de Bombeiros
Focando na segurança do local, é muito importante que o seu estabelecimento seja avaliado pelo corpo de bombeiros, evitando que tragédias aconteçam no caso de incêndio.
Alvará da Vigilância Sanitária
Para algumas atividades, é exigido a licença da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma vez que têm vínculo direto com a saúde pública, como:
- Restaurantes;
- Clínicas; e
- Consultórios.
Inscrição Estadual e Municipal
Ambas estas inscrições são de responsabilidade do seu contador.
Elas servem como base de conhecimento do Governo sobre o seu negócio e isso impacta na maneira como a sua empresa é tributada.
Cadastro na Previdência
Por fim, temos o cadastro na previdência, que é essencial para a garantia dos direitos previdenciários dos seus colaboradores.
As empresas também fazem um acordo com os sindicatos, o que garante aos colaboradores os benefícios oferecidos por eles.
Otimize todo o processo e tenha segurança, estratégia e inteligência, com um escritório de contabilidade na Bahia que entende o seu negócio!
Sendo assim, como vimos, por mais que momento seja difícil, ainda assim, é possível ter um negócio de sucesso, que se destaque dos demais e que apresente soluções inovadores aos clientes certos.
Mas, para que isso aconteça é preciso ter cautela e segurança, afinal, ações precipitadas no momento de Abertura de Empresa na Bahia podem encurtar o tempo de vida do seu negócio!
Sendo assim, nós, do Grupo Orcoma, nos apresentamos como uma contabilidade parceira do seu negócio, oferecendo soluções que realmente trazem resultados à sua empresa, desde a abertura.
Conte conosco para obter impostos menores, lucros maiores e uma estratégia de mercado bem pensada, por dois motivos:
- Iremos estudar com precisão todos os números do seu negócio, apresentando oportunidades de crescimento com base no que você pode oferecer – afinal, somos realmente uma contabilidade parceira!
- Você ganha mais tempo para focar na gestão e no sucesso da operação, uma vez que a burocracia por trás da sua empresa será muito bem administrada em nossas mãos!
Temos argumentos o suficiente para te convencer?
Bom, isso é porque você ainda não viu os nossos serviços contábeis!
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