O planejamento tributário na Bahia é uma das etapas mais importantes do plano de negócios de uma empresa.
É de extrema importância elaborar um efetivo planejamento tributário na Bahia para impulsionar o crescimento de uma empresa. Leia o nosso artigo para saber mais.
O planejamento tributário na Bahia é uma etapa fundamental para a elaboração de planos de negócios para as empresas ali sediadas. O estado ocupa uma posição bastante desprivilegiada em relação a outros do país. Com uma alíquota para empresas de cerca de 8,1%, ele é o segundo mais caro para os empreendedores.
Esse é apenas um dos motivos pelos quais tem se tornado cada vez mais importante a tarefa de planejar e definir metas e projeções realistas.
Neste artigo, trataremos sobre o planejamento tributário na Bahia, e o porquê dele ser tão importante para o início e o prosseguimento das atividades de um negócio.
Confira!
Planejamento tributário na Bahia: o que é planejamento tributário?
Também conhecido como “elisão fiscal”, corresponde às estratégias, estudos e ações desenvolvidas no intuito de reduzir o pagamento de impostos.
Vale ressaltar que esse processo deve ocorrer dentro da legalidade. Caso contrário, poderá ser encarado pelas autoridades como sonegação, e acarretar uma série de sanções.
Planejamento tributário na Bahia: por que elaborar um planejamento tributário?
Além de garantir que sua empresa esteja sempre em dia com o fisco, o planejamento tributário traz outras vantagens para o seu negócio.
Como exemplo, podemos citar:
- segurança: planejar recolhimentos futuros consiste em uma ação preventiva, cujo objetivo é evitar problemas posteriores;
- economia: tendo o montante exato daquilo que será pago, é mais difícil incorrer em erros que ocasionem ônus;
- otimização: executar procedimentos da maneira adequada desde o início gera economia de tempo e previne contra o retrabalho.
Planejamento tributário na Bahia: como fazer um planejamento tributário?
A seguir, explicamos algumas das etapas a serem seguidas no planejamento tributário:
- coleta de dados: deve-se assinalar todas as informações que impactam a esfera fiscal;
- enquadramento de porte de empresa: a partir de análise, enquadra-se a empresa conforme as classificações previstas em lei (as mais comuns são MEI, ME, e EPP);
- escolha de regime tributário: aqui, é escolhido o regime de recolhimento de impostos mais adequado ao tamanho e necessidades do negócio;
- análise da situação fiscal: é realizado um estudo detalhado para determinar quais as principais obrigações tributárias da empresa, bem como à fração do custo ao qual elas correspondem.
Orcoma: trazendo soluções contábeis, fiscais e tributárias completas para o sucesso do seu negócio
O Brasil possui um sistema tributário mundialmente conhecido por sua complexidade. Pode-se considerar, então, que esse é um dos maiores desafios enfrentados ao empreender.
É extremamente importante conhecer todos os instrumentos legais, bem como as prerrogativas relacionadas à regulamentação e pagamento de obrigações fiscais. Entretanto, nem sempre detemos todo o conhecimento técnico necessário para lidar com questões burocráticas, não é mesmo?
Pensando nisso, a Orcoma está aqui para ajudar!
Conte com o apoio de nosso time, composto por contadores altamente capacitados e experientes. A partir dos métodos mais modernos e atendimento personalizado, elaboraremos o melhor planejamento tributário na Bahia para sua empresa, visando sempre o crescimento.
Não perca mais tempo e entre em contato conosco! Estamos te esperando!
Gostou de entender um pouco melhor sobre o planejamento tributário na Bahia? Então, conte aqui para a gente nos comentários!
Contratar um contador para elaborar um planejamento tributário para minha empresa!