Confira em nosso artigo todas as dicas essenciais para precificar seus serviços no comércio.
Dominar o processo de precificação de produtos e serviços é fundamental para o aumento do faturamento.
O processo de precificação de produtos e serviços é primordial para qualquer negócio, não importa se estamos falando da precificação de produtos e serviços como um conjunto ou de forma individualizada, esse artigo se trata muito além de precificar, se trata de agregar valor.
Processo de precificação de produtos
O preço de seus produtos é uma das decisões fundamentais que você vai tomar, porque afeta quase todos os aspectos do seu negócio. Seu preço é um fator decisivo em tudo, desde seu fluxo de caixa até suas margens de lucro e quais despesas você pode pagar.
Como devo definir o preço dos meus produtos?
Cada vez que temos o trabalho de definir o preço de determinados produtos, sentimos a ausência de informações a respeito. Existe uma maneira simples de definir a precificação de produtos e serviços?
Não é de se admirar que você tenha ficado confuso ao procurar conselhos sobre preços, porque o processo de precificação de produtos e serviços afeta tudo, desde as finanças do seu negócio até o posicionamento do seu produto no mercado, com considerações como se ele é atemporal, personalizado ou um produto de tendência de curta duração.
O processo de precificação de produtos e serviços é uma decisão estratégica importante, que você precisa fazer para o seu negócio, e pode ser tanto uma arte quanto uma ciência.
A precificação de produtos e serviços não é uma decisão que você só toma uma vez. Se você está tentando encontrar um preço para seu produto, existe uma maneira relativamente rápida e direta de definir um preço inicial. Lembre-se, o preço que você usa para lançar, não significa que é o preço que você usará para sempre.
Para definir seu primeiro preço, some todos os custos envolvidos em levar seu produto ao mercado, defina sua margem de lucro além dessas despesas e pronto. A precificação de produtos parece muito simples para ser eficaz, mas é assim que funciona.
Processo de precificação de serviços
Você possui uma empresa de serviços? Nesse caso, você sabe que descobrir como definir o preço dos serviços nem sempre é fácil. Para garantir que sua pequena empresa seja lucrativa, experimente estas dicas para definir os preços de serviços..
Por que a precificação de produtos e serviços é tão difícil?
Muitas empresas, baseadas em serviços, lutam para apresentar uma estratégia de preços justa e lucrativa. Ao contrário do preço do produto, você não pode quantificar exatamente todos os custos envolvidos na prestação de um serviço.
As despesas que vão para a prestação de um serviço são mais subjetivas do que as despesas que vão para a fabricação de um produto. O quanto você cobra dos clientes nem sempre está diretamente relacionado ao valor que você paga para realizar os serviços.
Se você possui uma loja de varejo, você compra produtos a um determinado preço. Para obter lucro, você precisa vender as mercadorias por um valor superior ao que você pagou. Você determina como aplicar a precificação de produtos e serviços de acordo com seu custo.
Nos setores de serviços, encontrar uma meta de margem de lucro não é tão simples. Você não tem um preço original para referência. Em vez disso, sua fórmula de precificação de produtos e serviços deve levar em conta os aspectos intangíveis da administração de seu negócio, como tempo e valor.
Então, como você pode fazer com que a precificação estratégica funcione para sua empresa de serviços? Você precisa da estratégia certa de preços de serviços.
Como não existe um método definido para a definição de preços de serviços, você tem alguma flexibilidade. Use as seis etapas a seguir para aprender como definir o preço de um serviço:
- Calcule seus custos;
- Olhe o mercado;
- Conheça seus clientes;
- Considere o tempo investido;
- Obtenha uma margem de lucro justa;
- Cobre uma taxa por hora ou por projeto.
Calcule seus custos
Se você quiser evitar atrapalhar seus negócios, precisa saber quanto custa para fornecer seus serviços. Para fazer isso, use o preço baseado em custo.
A precificação baseada em custos é quando as empresas somam os custos necessários para fazer um produto ou fornecer um serviço e remarcar seus preços a partir daí.
Como uma empresa baseada em serviços, seus custos serão um pouco diferentes dos de uma empresa baseada em produtos. Você pode não estar investindo em estoque, mas ainda gasta dinheiro para operar seu negócio.
Compreender o verdadeiro custo de fornecer seus serviços, desempenha um grande papel no aprendizado de como aplicar a precificação de produtos e serviços.
Você pode dividir seus custos em duas categorias: custos diretos e custos indiretos. Some seus custos diretos e indiretos para determinar a quantia total de dinheiro que você deve cobrir durante um período de tempo.
Dica profissional: conhecer seus custos é apenas um ponto de partida para a definição de precificação de produtos e serviços. Lembre-se de que você deve fazer pelo menos seus custos, para atingir o ponto de equilíbrio.
Custos diretos
Seus custos diretos são despesas que vão diretamente para a prestação de seus serviços. Exemplos de despesas diretas incluem:
- Materiais diretos
- Mão de obra direta
- Suprimentos de fabricação
Custos indiretos
Seus custos indiretos são despesas que você precisa para administrar seu negócio, mas não consegue identificar em um projeto específico.
Preste atenção especial às despesas gerais, que são um tipo de custo indireto. Como exemplo temos:
- Renda;
- Serviços de utilidade pública;
- Equipamentos e manutenção;
- Seguro;
- Mão de obra indireta (por exemplo, recepcionista);
- Marketing e publicidade.
Observe o mercado
Quais são seus concorrentes cobrando por serviços semelhantes? Como está o próprio mercado?
De acordo com a precificação de produtos e serviços, baseados no mercado, as empresas observam o que os concorrentes estão cobrando por produtos ou serviços semelhantes.
Por si só, usar preços baseados no mercado, geralmente não é sustentável. Você não deve basear seus preços de serviços apenas no que os concorrentes estão fazendo.
Mas, esteja ciente do que outras empresas cobram para que seus preços não fiquem completamente errados.
Seus concorrentes estão jogando na mesma arena. Ignorar suas estratégias de preços de serviços não o ajuda a quebrar o molde em seu setor. Em vez disso, deixa você ignorante sobre o que está acontecendo em seu mercado. E, você precisa saber como está o mercado, antes de definir um preço que ninguém pode pagar.
- Dica profissional: ficar de olho nos preços dos concorrentes revela o que os diferencia. Se você cobrar mais do que seus concorrentes, mostre aos clientes o valor da experiência única que sua empresa oferece.
Conheça seus clientes e seus valores
Não importa quanto você cobra, você não ganhará dinheiro se os clientes não estiverem dispostos a pagar. Você precisa entender como os clientes percebem sua empresa.
E para fazer isso, você precisa conhecer seus clientes.
Use um estudo de mercado para coletar informações sobre seus clientes-alvo. Descubra quanto seus clientes em potencial estão dispostos a pagar. Observe coisas como suas necessidades, renda, situação familiar, ocupação, etc.
Você também pode distribuir pesquisas e conduzir grupos de foco para descobrir quanto os clientes estariam dispostos a pagar por seus serviços.
Aprender mais informações sobre seus clientes-alvo faz parte de uma estratégia de precificação de produtos e serviços baseada em valor. Sob uma estratégia de preços baseada em valor, uma empresa baseia seus preços de produtos ou serviços em quanto os consumidores valorizam as ofertas.
- Dica profissional: conheça seus clientes para determinar o quão valiosos seus serviços são aos olhos deles.
Considere o tempo investido
Analisar seus custos, concorrentes e valor comercial não são suas únicas considerações ao definir preços de serviços. O tempo que você dedica ao seu negócio também é importante.
Pense em quanto tempo você investe na prestação de serviços. Quanto mais tempo você gasta em um projeto, mais você deve ganhar. Acompanhe quanto tempo leva para concluir um projeto, para ajudá-lo a chegar a um preço justo.
Além disso, considere há quanto tempo você está no setor. Quanto mais tempo você tem sob seu controle, mais valor você agrega à sua empresa e, portanto, às ofertas que você fornece. Geralmente, você pode cobrar mais como pessoa experiente, confiável e de boa reputação em seu setor.
- Dica profissional: você dedicar tempo ao fornecimento de um serviço, geralmente significa que o cliente economiza seu tempo. Não se esqueça de levar em consideração o seu valioso tempo, ao elaborar uma estratégia.
Obtenha uma margem de lucro justa
Sua margem de lucro é quanto seu negócio irá gerar, depois de subtrair o custo das mercadorias vendidas. Encontrar uma margem justa é a chave para obter lucro.
Primeiro, decida que porcentagem deseja que a margem de lucro seja. As margens de lucro geralmente variam de acordo com o setor. Mas, uma margem de lucro de 10% é normalmente a média.
Se você quiser saber como determinar o preço de um serviço, some seus custos totais e multiplique-os pela porcentagem de margem de lucro desejada. Em seguida, adicione esse valor aos seus custos.
- Dica profissional: considere seus custos, o mercado, o valor percebido e o tempo investido para chegar a uma margem de lucro justa.
Cobrar uma taxa por hora ou por projeto
Finalmente, decida se você cobrará dos clientes uma taxa por hora ou por projeto.
Você pode considerar cobrar dos clientes pelo projeto, se tiver certeza de quanto tempo você acha que vai demorar. Ou você pode cobrar por hora, se não souber quanto tempo leva para executar o serviço.
Se você cobra dos clientes por hora ou projeto, pode depender de seu setor. Por exemplo, um psicólogo pode cobrar por hora, enquanto um serviço de gramado pode cobrar por projeto.
Aprenda como definir a precificação de produtos e serviços para modelos por hora e por projeto, abaixo.
Precificação de serviços por hora
O faturamento dos clientes por hora é uma estratégia popular para definir o preço de seus serviços. Para isso, descubra quantas horas você vai registrar durante o ano.
Depois de determinar o total de horas que planeja trabalhar no ano, encontre suas horas faturáveis. Subtraia o tempo não faturável de seu total de horas.
As horas não faturáveis incluem tarefas que não geram receita diretamente, como obtenção de clientes, marketing e preenchimento de papelada. O número de horas que você dedica a tarefas não faturáveis depende do seu negócio.
Finalmente, divida suas despesas pelas horas faturáveis, para descobrir quanto você precisa cobrar por hora para cobrir suas despesas.
Taxa por projeto
Como empresa de serviços, você pode optar por cobrar de seus clientes por projeto, em vez de ser por hora. Para chegar a uma taxa por projeto, você pode:
- Usar sua taxa horária e estimar quanto tempo levará para executar o serviço;
- Cobrar um preço fixo para cada serviço.
Se você decidir usar sua taxa horária para determinar sua taxa por projeto, multiplique o tempo que você acha que levará pela sua taxa horária.
Para cobrar um preço fixo por cada serviço, leve em consideração seus custos, o mercado, seu valor, tempo e margem de lucro antes de definir a taxa.
Qual é o seu preço justo?
Não há uma maneira de abordar os preços dos serviços. Cabe a você decidir quanto valem suas ofertas e como elas se encaixam no mercado que você atende.
Se você está calculando preços pela primeira vez, pode pensar que o valor é muito alto. Mas, é importante saber como calcular a lucratividade com precisão, para que seu negócio possa prosperar. Se você faz um bom trabalho e cuida dos clientes, não deve ter problemas com seus honorários.
Decidir uma margem de lucro alvo é um equilíbrio cuidadoso. Você deseja marcar seus preços altos o suficiente para obter uma boa margem de lucro. Mas, você também deve evitar obter a reputação de cobrar demais.
Os consumidores são inteligentes. A maioria está disposta a pagar um preço justo por um bom serviço. Conheça o seu valor e escolha uma estratégia de preço de serviço que corresponda ao valor de suas ofertas.
Conte com a Orcoma Contabilidade
O processo de precificação de produtos e serviços pode ser algo complicado e uma ideia errada desse processo pode causar danos em relação ao faturamento do seu negócio.
Tendo isso em mente, saiba que pode contar conosco, da Orcoma Contabilidade! Estamos sempre à disposição, possuímos know how e contamos com consultores qualificados para melhor entender o seu negócio.