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Comunicação: tendências que atuarão numa maior proximidade com o cliente em 2022

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A pandemia trouxe mudanças que vieram para ficar na relação entre marcas e público

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas precisam estar atentas às tendências em comunicação que possam melhorar ainda mais o relacionamento com o seu cliente. Nesse sentido, quais serão as estratégias adotadas para a área em 2022?

Conheça algumas tendências do relatório “Media Trends”, da multinacional japonesa dentsu, que não podem ficar de fora da comunicação do seu negócio neste ano, incluindo comentários do especialista Cassiano Maschio, diretor comercial e de marketing da Inbenta, empresa global com soluções para o atendimento online.

1) OmniChannel Tudo

O OmniChannel Tudo, que aponta para a combinação necessária do online e offline, é um modelo híbrido voltado para o equilíbrio na conquista e no entendimento da jornada do cliente – que está em constante mudança.

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2) Chatbot no WhatsApp

“Aprimorar diferentes plataformas de comunicação, como o WhatsApp, facilita o contato com os consumidores, além de ser um bom investimento para prospectar clientes e garantir que eles tenham suas solicitações atendidas dentro do próprio aplicativo, sem terem que recorrer necessariamente a uma ligação, encontro presencial, e-mail ou mesmo baixar outro aplicativo da empresa (espaço na memória do celular hoje é ouro!)”, comenta Maschio.

Em 2022, as estratégias de marketing das empresas precisam incluir, assim, a comunicação com o cliente via WhatsApp, estando onde o cliente está. Com os chatbots, os métodos de autoatendimento não só possibilitaram um suporte personalizado, como também se adequaram à nova maneira como as pessoas esperam ser orientadas.

3) Marketing sustentável

O planeta também é uma grande preocupação dos consumidores em 2022. As empresas cada vez mais precisam focar no ESG (Environmental, Social and Governance), investindo em boas práticas e mudanças de hábitos. Utilizar a verba para soluções importantes para a sustentabilidade é uma força motriz importante para os negócios.

Ainda de acordo com a dentsu, no relatório “A Ascensão da Mídia Sustentável”, 59% dos consumidores em todo o mundo pretendem boicotar as marcas que não tomam medidas sobre as mudanças climáticas. Há também um apoio quase unânime para que as companhias não só façam a coisa certa para o planeta, mas também “mostrem pelo exemplo”. 91% das pessoas querem que as marcas demonstrem que estão fazendo escolhas positivas sobre o planeta e o meio ambiente de forma mais explícita – em tudo o que fazem.

4) Estratégias geolocais

Quando o mundo todo foi privado da oportunidade de viajar, foi preciso redescobrir a força do bairro e as alegrias locais. A proximidade foi estratégica para alavancar as vendas durante a pandemia e não deixar os clientes sem atendimento. Os grupos de vendas e o relacionamento com a comunidade também são uma forte tendência para o próximo ano – são laços que foram criados em um momento de restrição e que dificilmente serão cortados.

5) Influenciadores virtuais e metaverso

“Em 2022 devemos ter um amadurecimento dos influenciadores virtuais, personagens desenvolvidos por meio de computação gráfica e em alguns casos com alguma tecnologia de Inteligência Artificial, que estão ganhando cada vez mais destaque na internet, sendo gerenciados principalmente por marcas e agências. Um exemplo é o caso recente da Satiko, um avatar da apresentadora Sabrina Sato, com ‘personalidade própria’ que, em poucos dias, já alcançou mais de 17 mil seguidores no Instagram”, analisa Maschio.

A personagem ganha vida em um momento de surgimento de outro conceito: o metaverso, que mescla o universo online, virtual, com a realidade aumentada, permitindo uma experiência em um espaço cibernético e revolucionando a forma de consumo.

6) O fim do anonimato

Com o fim dos cookies, como será possível concentrar as vendas sem o grande volume de dados que podem ser coletados através dessa ferramenta? Cada vez mais serviços, do Google ao Facebook, do Tinder às lojas Amazon Fresh, querem que os usuários provem sua identidade. É importante criar meios legais e efetivos para a coleta e armazenamento de dados dos clientes para evitar problemas com a Justiça.

Fonte: Administradores.com 

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