Atualizado em Março de 2023.
Principais ponto da tributação para construção
Entendendo como funciona a tributação para construções: principais impostos e obrigações.
Quando se trata de construir, há inúmeros custos associados. Além de mão de obra e materiais, é preciso considerar os impostos e taxas incidentes, ou seja, a tributação é um ponto de atenção que deve ser considerado nos custos totais da construção.
A tributação depende de variáveis; por isso, é importante familiarizar-se com seus principais pontos para evitar prejuízos financeiros desnecessários e para elaborar, com segurança, os custos das obras.
Diante desse fator, nesse artigo abordaremos os principais pontos tributários relacionados às construções, para que você tenha total ciência e controle sobre o assunto!
Conheça mais sobre a gestão de custos na construção civil, veja abaixo:
Como funciona a tributação de uma construção?
A tributação de uma empresa de construção é baseada em diversos fatores, por isso, o empresário deve se atentar à receita da empresa, regime tributário e demais outras variáveis.
No entanto, em uma construção também são diversos os pontos que devem ser observados. Como, por exemplo, a folha de pagamento, tamanho da construção e é claro, a cidade.
Embora a tributação possa ser complicada, prestar atenção à tributação aplicável às construções pode ajudar você a se preparar para enfrentar possíveis problemas fiscais e permitir que você se concentre naquilo que realmente lhe interessa: construir e entregar o imóvel sem problemas ou atrasos.
Os principais impostos em uma construção
-
IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano
IPTU é um imposto cobrado pelo município onde o imóvel está localizado. O montante cobrado geralmente depende do valor do bem, que pode variar conforme o local e a infraestrutura.
-
ITBI – Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis
O ITBI é o imposto sobre a transmissão de bens imóveis pagos pela pessoa que compra o imóvel. É calculado com base no valor de aquisição. Este imposto é cobrado pelo município onde o imóvel está localizado.
-
ISS – Imposto Sobre Serviços
O Imposto sobre serviços é um imposto municipal cobrado sobre a prestação de serviços, incluindo serviços de construção. A taxa varia segundo a cidade e pode variar entre 2% a 5%.
-
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS)
É um imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços, incluindo materiais de construção.
-
Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)
A CSLL é uma taxa federal cobrada sobre o lucro líquido obtido na operação.
-
Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)
A Contribuição previdenciária patronal é cobrada quando há a contratação de funcionários. A empresa fica sujeita ao pagamento, que é uma contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento dos funcionários.
-
Imposto sobre produtos industrializados (IPI)
O IPI é um imposto cobrado na importação de materiais de construção. Portanto, em caso de utilização de material importado, a empresa fica sujeita ao pagamento do imposto federal.
Saiba como amenizar a carga tributária em sua construtora
Como pudemos ver, existem diversos impostos e taxas que devem ser pagos e considerados durante a construção de um imóvel.
Diante de tantos impostos e a complexidade da tributação do setor, não é anormal que as empresas paguem impostos a mais ou de forma indevida.
Ademais, por falta de conhecimento, muitas empresas acabam por perder oportunidades de reduzir a carga de impostos por meio de estratégias legais e efetivas.
Diante disso, ter uma contabilidade e setor fiscal bem organizado é o principal ponto para reduzir seus impostos efetivamente.
É aqui que o Grupo Orcoma entra como apoio indispensável para o setor de construção!
Contratar uma empresa especializada em tributação no setor, possibilita a identificação do pagamento de impostos excessivos e ajuda a evitar que essas cobranças continuem sendo feitas indevidamente.
Além disso, é possível assegurar legalmente a restituição dos tributos, que foram pagos equivocadamente nos últimos 5 anos.
Com o auxílio dos especialistas do Grupo Orcoma, isso será possível.
Clique aqui e conte com apoio especializado e tributação na construção civil