Declaração de imposto de renda: passo a passo de como realizá-la
Confira, a partir de agora, informações importantes sobre a declaração do Imposto de Renda, junto a um passo a passo de como realizá-la!
O Imposto de Renda para pessoa jurídica é uma espécie de tributação que reflete diretamente sobre a cobrança das empresas.
Esse tributo é arrecadado pela Receita Federal e possui diferentes espécies de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado.
De acordo com a opção da declaração do negócio, a base da contagem, conforme a apuração e o pedido de recolhimento, pode variar, sendo mensal ou trimestral.
Portanto, saber como funciona a declaração do Imposto de Renda é o primeiro passo para não cometer erros.
Por isso, continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Veja quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda
A determinação da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Jurídica é destinada a todas as empresas com Cadastro de Pessoa Jurídica, o CNPJ.
Também entram nessa tabela, companhias individuais com ou sem documentação, entidades estatais, organizações em situação de falência, serviços rurais e também prestadores de serviço informais (autônomos).
Ainda que seja uma determinação, nem toda empresa tem a necessidade de contribuir com o IR. Estão desobrigadas dessa responsabilidade, as empresas recreativas, filantrópicas, culturais e científicas.
Quando a declaração do Imposto de Renda deve ser feita?
O período de entrega das declarações é determinado pela Receita Federal, que estabelece o momento para regularizar a ação trimestral ou anual.
Anual: terá que ser pago em uma data específica estabelecida pela Receita Federal;
Trimestral: terá que ser pago em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro.
Confira o passo a passo da declaração do Imposto de Renda!
- Tenha em mãos os documentos necessários: com antecedência, separe todos os documentos que serão precisos para fazer a sua declaração, desde o informe de rendimentos até os dados pessoais de seus dependentes;
- Baixe o programa gerador da Receita Federal: também é interessante que você faça um esforço para baixar o programa um tempo antes do dia da declaração, porque quando chegar no dia, o sistema pode estar congestionado;
- Atente-se para as deduções permitidas por lei: preste bastante atenção aos limites permitidos em cada uma das deduções e informe, na declaração, somente as despesas que você pode comprovar;
- Procure auxílio especializado: a declaração do IR para pessoa jurídica, normalmente, é mais complexa. Dessa forma, não abra mão de procurar um serviço de contabilidade especializado nesta área.
Conte com a Orcoma!
Aqui, na Orcoma, você encontra um suporte totalmente especializado em declaração de Imposto de Renda. Além de profissionais altamente qualificados e preparados para prestar um atendimento personalizado e focado em soluções para os problemas da sua empresa.
Dessa forma, não deixe de entrar em contato conosco para que possamos solucionar o seu problema da melhor forma possível.
Estamos te esperando!
Realizar a declaração do IR com o auxílio de um profissional!