Gestão de pessoas é o processo de gerenciar uma organização olhando para o principal recurso que a mesma possui: o humano. É criar uma sistemática para garantir que os conhecimentos das pessoas estão condizentes com o que a empresa precisa para alcançar seus resultados desejados.
Implementar a gestão de pessoas na prática não é algo difícil e traz benefícios para qualquer negócio. Por isso, para garantir que uma empresa caminhe no trilho do sucesso e promova pequenos ajustes na sua realidade, separamos algumas dicas fundamentais.
Dicas para implementar a Gestão de Pessoas na prática:
1. Invista tempo na integração de novos colaboradores
Um dos grandes desafios que uma organização tem é a contratação. Aí também está o principal equívoco. As empresas acreditam que logo após a contratação a próxima coisa a ser feita é colocar esse colaborador para trabalhar imediatamente, e acabam esquecendo um fator muito importante: a integração.
É preciso que antes desse passo, ele receba todo o conhecimento necessário sobre a organização: por quê ela existe, o que ela busca de resultados para os próximos meses ou anos e o que ele pode fazer para contribuir com isso. Entendendo todo esse cenário, as chances de que esse novo funcionário tenha uma alta performance se multiplicam.
2. Invista em treinamentos
O investimento não precisa e não deve ser pensado apenas como dinheiro. O que é preciso para que a empresa tenha uma gestão de pessoas na prática é um planejamento dos treinamentos a serem executados. Este sim é essencial. Muitos empresários enxergam treinamento como algo formal, geralmente relacionado à contratação de uma empresa externa para executá-lo ou um momento formal onde todos devem parar suas atividades e ficar por horas assistindo a uma palestra ou apresentação.
O que vai fazer com que a gestão de pessoas seja de fato implementada na prática é a cultura de querer melhorar sempre. O treinamento deve fazer parte do dia a dia da organização e andar junto com as atividades rotineiras.
3. Conheça seus processos – Saiba como funciona cada um dos seus processos
Parece óbvio dizer que é preciso conhecer bem os processos da empresa para se ter uma administração adequada, mas a verdade é que se faz necessário ir um pouco além disso. Conhecer é algo bastante subjetivo.
Essa última dica é uma recomendação para que você de fato saiba como funciona cada processo na empresa, quem são os responsáveis, qual o objetivo de cada um deles e o principal: quais são os conhecimentos necessários para executá-los. E isso tudo só é possível saber fazendo um mapeamento de processos.
Logo depois de ter plena clareza desse fluxo da operação, será fácil identificar as lacunas existentes entre o conhecimento necessário versus o conhecimento que cada pessoa tem. Assim, o ideal é em seguida fragmentar os pequenos pedaços de aprendizado e inseri-los nas conversas rotineiras com o time.
Ao contrário do que se pensa, muitas vezes o conhecimento necessário já está na cabeça das pessoas, a gestão só precisa ser eficaz o suficiente para criar a ocasião correta, extrair e organizar essas competências.
Enfim, aplicar técnicas de melhoria gestão de pessoas na prática não somente promove um ganho de produtividade, entrega, performance e resultados como também proporciona um ambiente muito mais saudável e agradável para trabalhar.
Fonte: Templum
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