Ícone do site Contabilidade na Bahia | Grupo Orcoma

Índice de confiança do consumidor: conheça e proteja o seu negócio!

Blog Aut Curadoria (orcoma) - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Pessimismo para os próximos meses influenciou o resultado apurado pelo FGV Ibre; diferença entre baixa e alta renda recuou

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) abriu o ano em queda. O indicador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) recuou 1,4 ponto, indo para 74,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ICC cedeu 0,7 ponto, após ter se mantido relativamente estável no mês anterior. A resposta do consumidor neste início de ano foi atribuída ao aumento do pessimismo para os próximos meses, como avalia a coordenadora de Sondagens do FGV Ibre, Viviane Seda Bittencourt.

“A piora das expectativas com relação à situação econômica geral e às finanças familiares, no entanto, sugerem que a relativa satisfação com a situação corrente em janeiro pode ser temporária, havendo ainda muita incerteza quanto à evolução do endividamento das famílias de baixa renda”, avaliou a pesquisadora.

Segundo Viviane Bittencourt, a mudança desse cenário continuará dependendo da recuperação do mercado de trabalho, controle da inflação, e redução da incerteza, “num ano que se inicia com surto de Ômicron e Influenza e termina com as eleições”.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

O Grupo Orcoma pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

A coordenadora acrescentou que diminuiu a distância do nível confiança entre a baixa e a alta renda.Entre as famílias com remuneração acima de R$ 9.600,00, o ICC recuou 3,6 pontos. Com relação às famílias de mais baixa renda (até R$ 2.100,00), a o indicador subiu 5,4 pontos.

Fonte: Bahia.ba

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile