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ToggleA credibilidade da informação pode ser preservada, ainda que apresentada de forma inovadora
A estratégia comercial de muitos negócios mudou nos últimos anos, seguindo uma tendência do comportamento dos usuários, que passaram a utilizar as plataformas para além do compartilhamento de seus produtos e serviços por meio das fotos: passamos a buscar por entretenimento e informações nas redes sociais.
Estamos falando sobre o infotenimento. E isso não é uma novidade. Esse termo nasceu nos anos 80 e une informações identificando o serviço ou produto e o entretenimento que vem apoiar e manter os conteúdos. Um detalhe é que, com o passar do tempo, entreter passou a ser entendido como algo que apenas foi criado para divertir. Essa categoria de conteúdo ganhou espaço, se firmou na televisão ao longo dos anos 90 e, obviamente, marca sua presença na internet atualmente.
Democratizada, a produção de infotenimento deixou de ser algo limitado apenas às mídias convencionais, como a televisão e o rádio. A internet oportunizou o acesso a novas informações e ferramentas que permitem a criação de estratégias de conteúdo de infotenimento nas redes sociais.
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A credibilidade da informação pode ser absolutamente preservada, ainda que apresentada ao público de uma forma inovadora e menos formal.
Uma das formas mais eficazes de comunicação com a nossa audiência é o infotenimento. Porque gera conexão, intimidade, distração e diversão através de vídeos de Reels no Instagram, por exemplo, onde de forma bem humorada comunica e entretém a sua audiência.
A melhor forma de utilizar o infotenimento como estratégia de conteúdo é identificar e mapear a maneira como o público percebe e reage a esse tipo de entretenimento. Em pesquisa recente a GWI Imgur Report mostra que 55% das pessoas concordam ser importante que as marcas falem a língua da plataforma.
E a mesma pesquisa mostra que o motivo pelo qual as pessoas compartilham conteúdos nas redes sociais são:
- 57% conteúdo engraçado;
- 40% expressou uma opinião/ponto de vista interessante;
- 39% trouxe uma lembrança;
- 33% sentiu conexão com a pessoa/marca.
Para inspirar, separamos alguns exemplos de redes sociais que usam o infotenimento em suas estratégias de conteúdo na internet: um deles é o canal Me Poupe!, no YouTube, que fala de finanças; outro canal interessante é o @cintiachagass, no Instagram, com informações sobre a língua portuguesa; e @doutorfran, no TikTok, advogado que fala sobre Direito.
Ser divertido, informativo, gerar conexão, intimidade, presença e proximidade com a sua audiência é a função do infotenimento. Acredito que o 9nfotenimento como estratégia de conteúdo significa aumentar as possibilidades de uma comunicação rápida, eficaz e impossível de ser ignorada.
Fonte: Administradores.com
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