Atualização do CNIS é concluída e eventos do eSocial voltam à normalidade
O Cadastro Nacional de Informações Sociais, conhecido como CNIS e que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores, passou por um processo de atualização de dados.
Esta é mais uma etapa da implantação da nova versão do eSocial (v. S-1.0). Devido à manutenção, o CNIS havia deixado de ser atualizado para os lançamentos feitos no eSocial.
O sistema retornou à normalidade e todos os eventos que foram transmitidos durante o período de manutenção foram processados e incorporados à base do CNIS. Por se tratar de um processo automático, as empresas não precisam fazer qualquer tipo de atualização ou reenviar seus dados.
Vale ressaltar que todos os sistemas integrados com o CNIS, tanto internos do INSS, quanto externos como a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo, estão refletindo de forma online os eventos recepcionados do eSocial.
Cronograma do eSocial
Além da atualização do CNIS, também há alterações na data de implantação da nova versão do eSocial, que inicialmente estava prevista para acontecer no dia 17 de maio.