Saiba tudo sobre os benefícios de se tornar um PJ Médico
As pessoas jurídicas podem obter uma série de vantagens para suas atividades. Veja como um PJ Médico pode potencializar seus resultados!
Você já ouviu falar em PJ Médico em algum momento? Sabe o que isso significa?
Essa forma de atuação profissional tem ganhado cada vez mais espaço entre médicos que buscam flexibilidade, autonomia e o principal: reduzir os impostos incidentes sobre suas atividades.
Neste artigo, explicaremos o que significa, quais seus benefícios e como esses profissionais podem formalizar suas atividades.
Além disso, mostramos como uma contabilidade pode ajudar na regularização do médico que deseja atuar como pessoa jurídica.
Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!
Leia também:
O que é PJ Médico?
Refere-se ao termo utilizado para abertura de uma empresa destinada, especificamente, a oferecer serviços médicos.
Dessa forma, como pessoa jurídica, os serviços oferecidos ficam vinculados a um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Essa é uma opção que pode ser rentável para esses profissionais e traz inúmeros benefícios.
Quais os benefícios dessa modalidade?
Trabalhar como PJ Médico traz diversas vantagens, tanto para o médico quanto para o contratante.
Algumas das principais, são a flexibilidade, mais oportunidade de trabalho e redução dos impostos a serem pagos.
Além disso, atuar como pessoa jurídica, permite que o médico possua maior faturamento e tenha facilidade para organizar a sua gestão financeira.
Por que os PJ médicos pagam menos impostos?
O pagamento de impostos menores, por parte dos profissionais médicos, pode variar conforme o regime tributário escolhido.
Em nosso país, existem três opções mais comuns. São elas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O Simples Nacional é o mais vantajoso para os médicos, pois permite o pagamento de todos os impostos em uma única guia, com alíquotas que variam de 6% a 17,42%, dependendo do faturamento.
Já o Lucro Presumido, é o mais utilizado pelos médicos que faturam acima do limite do Simples Nacional, que é de R$ 4,8 milhões anuais.
Nesse sistema de tributação, os impostos são calculados sobre uma base de lucro presumida, que é de 32% da receita bruta. As alíquotas são de 13,33% para o IRPJ e a CSLL, e de 3,65% para o PIS e o COFINS.
Por fim, o Lucro Real é o mais complexo e burocrático, pois exige que o médico comprove o seu lucro efetivo, mediante escrituração contábil completa.
As alíquotas são de 15% para o IRPJ, mais 10% sobre a parcela que exceder R$ 20 mil mensais, e de 9% para a CSLL.
Além disso, o PIS e o COFINS são cobrados pelo regime não cumulativo, com alíquotas de 1,65% e 7,6%, respectivamente.
Como os contadores podem ajudar na formalização da pessoa jurídica?
Você pode abrir um CNPJ médico, de forma simples e sem custos, com o auxílio de uma contabilidade especializada.
Ela também oferece o apoio de profissionais capacitados para gerenciar a sua contabilidade, os seus tributos e os seus funcionários, assegurando a legalidade e a eficiência dos seus negócios.
Dessa forma, você poderá ter orientações sobre a melhor opção de regime tributário, suporte para emissão de notas fiscais, recolhimento de impostos, bem como declaração de Imposto de Renda e outros serviços.
Assim, é possível focar no que mais importa em sua rotina: o atendimento aos seus pacientes.
Conte conosco, da Orcoma!
Temos vasta experiência no mercado contábil, oferecendo serviços que atendam às leis vigentes e previnam riscos na gestão de nossos clientes.
Nós, da Orcoma, temos como objetivo potencializar o crescimento e fortalecimento da imagem de maneira segura.
Por isso, contamos com um time altamente qualificado e experiente, para oferecer soluções eficazes, conforme suas particularidades.
Converse conosco e veja como podemos te ajudar!