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ToggleEtapas indispensáveis para o planejamento financeiro no comércio
Organize as finanças do seu comércio: conheça as etapas essenciais para o seu planejamento financeiro
O planejamento financeiro é uma das atividades mais importantes para os negócios que desejam ser bem sucedidos, afinal, o financeiro é o pilar para o funcionamento de uma empresa.
Quando se trata do comércio, ele ajuda a garantir que o empreendimento seja viável, afinal, são diversas as transações em uma empresa comercial.
Mesmo diante dessa necessidade incontestável de planejamento, não é raro empresários que deixam de fazê-lo por falta de conhecimento, ou até mesmo por acharem o processo complexo demais.
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No entanto, queremos ver sua empresa tendo sucesso, e sem o planejamento financeiro, isso não é possível!
Por isso, neste artigo, abordaremos as etapas essenciais do planejamento financeiro para o comércio. Vem entender!
Melhore a gestão financeira do seu comércio, veja abaixo os materiais que separamos
Quais são as etapas essenciais do planejamento financeiro?
(1º) Análise do financeiro da empresa
A primeira etapa do planejamento financeiro para o comércio é sem dúvidas a análise.
Lembre-se que o planejamento busca direcionar a empresa no cumprimento das metas e objetivos. Antes mesmo de ter metas traçadas, é necessário entender a situação atual do negócio.
Isso envolve examinar várias nuances, como, por exemplo, o histórico de vendas, os custos, as despesas e o fluxo de caixa dos últimos meses ou anos.
Essa análise permite identificar as áreas que precisam ser melhoradas, os gargalos financeiros e as oportunidades de crescimento.
(2º) Definição de objetivos e metas
Toda empresa tem objetivos a alcançar, independente do setor, todos os objetivos dependem do setor financeiro para serem alcançados.
Por isso, ao desenvolver o planejamento financeiro, é necessário criar metas. As metas são basicamente ações que a empresa tomará para alcançar os objetivos. Para isso, você pode usar a Metodologia SMART.
Logo, durante a fase de elaboração do planejamento financeiro, é essencial ter uma compreensão clara das mudanças necessárias que devem ser implementadas para atingir os objetivos finais que precisam ser alcançados em um prazo específico.
Para assegurar que o planejamento seja efetivo, é necessário que as metas sejam específicas, mensuráveis e alcançáveis.
(3º) Criação de orçamentos
Estamos falando do financeiro, logo, os orçamentos são ferramentas fundamentais para esse processo.
Para atingir os objetivos e implementá-los eficazmente, é crucial identificar o orçamento disponível e o tempo necessário para realizar as tarefas.
É essencial considerar todas as informações coletadas durante as primeiras etapas do planejamento financeiro para garantir o sucesso de todo o processo.
Afinal, sua empresa não pode trabalhar com orçamentos irrealistas e ficar sem dinheiro no meio do planejamento.
O orçamento deve incluir todas as fontes de receita e todas as despesas. Assim, ele permite que o empresário tenha uma visão clara das suas finanças e faça ajustes necessários para alcançar as metas definidas de acordo com sua realidade financeira.
(4º) A análise de cenários
A análise de cenários é uma técnica que ajuda a identificar os possíveis desdobramentos da situação atual e as implicações financeiras de cada um deles sobre o seu comércio. É uma tentativa de “prever” e se preparar para situações futuras.
Essa etapa envolve a elaboração de diversos cenários hipotéticos que podem afetar a rentabilidade da empresa, como o aumento de concorrência ou a redução do poder aquisitivo do consumidor.
A análise de cenários ajuda o empresário a se preparar para as possíveis mudanças no mercado e a tomar decisões mais embasadas e seguras, possibilitando a recuperação da empresa mesmo diante de cenários adversos.
Sugestão de leitura:
Saiba como não errar no planejamento financeiro de seu comércio
Uma vez que você tenha completado todas as etapas necessárias para o planejamento financeiro, é hora de colocar o plano em ação.
No entanto, para obter sucesso é necessário mais que apenas fazer um planejamento. A execução do plano deve ser cuidadosamente monitorada. É indispensável fazer ajustes, se necessário.
E é aí que o Grupo Orcoma entra como ponto de apoio para a sua gestão!
Tendo o nosso time de especialistas ao seu lado, é possível ter um controle financeiro aprimorado e constantemente monitorado, permitindo que seu comércio usufrua de todos os benefícios que essa prática proporciona.
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