Veja como um planejamento financeiro efetivo ajuda a sua empresa a crescer

Faca Sua Empresa Crescr Rapido Com Um Planejamento Financeiro Efetivo Post (1) - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tenha o planejamento financeiro como um verdadeiro aliado no seu crescimento empresarial

Descubra ter um planejamento financeiro efetivo e saiba quais são os reflexos e benefícios no seu negócio

A gente há de concordar que, de maneira geral, culturalmente, o empresariado brasileiro não costuma dar a devida importância ao planejamento financeiro, nem antes mesmo de iniciar um negócio e, também, durante a sua gestão.

Com isso, os riscos são muito potencializados, e a prova disso é a crise que todos estamos atravessando, por conta dos desdobramentos relativos à pandemia da covid-19.

O cenário é muito delicado, com altos índices de demissão e empresas que decretaram falência, além da instauração de uma crise econômica sem precedentes, onde, apenas os que estavam, de fato, preparados, estão conseguindo retomar os seus negócios de forma gradativa.

Fica óbvio entender que a falta de um planejamento financeiro efetivo contribui para que tudo isso aconteça, mas a ideia desse artigo é mostrar as principais estratégias que proporcionam uma maior solidez das suas finanças, de modo que você possa atravessar momentos como o atual, de forma mais tranquila, com os pés no chão e um entendimento pleno a respeito das suas finanças.

Assim, nos tópicos a seguir iremos detalhar soluções práticas e objetivas, que você pode implantar desde já, para redirecionar a condução do seu negócio, com visão estratégica de médio a longo prazo, para que possa colher os frutos lá na frente.

Então, feitas as considerações iniciais, vamos ao que interessa!

A importância de um bom planejamento financeiro

No Brasil, é muito comum ver empresários que pulam etapas – que são preciosas – e coloquem a fase de execução na frente do planejamento financeiro.

Ou seja, vão para a prática, sem ter um detalhamento preciso a respeito das finanças e vão ajustando os pormenores, digamos que “com o carro andando”.

Com isso, observe o que é comum, mas que deve ser evitado:

  • Falta de entendimento de custos e despesas;
  • Retiradas frequentes no caixa da empresa;
  • Contas pessoais juntas com as da empresa;
  • Desorganização quanto ao cumprimento das obrigações

A gente entende que você pode estar lendo este artigo e se identificando com o que estamos falando, mas se está aqui conosco até agora, certamente pretende mudar isso e ir em busca de uma transformação na sua empresa, através de um bom planejamento financeiro.

E qual a verdadeira importância do planejamento financeiro em um negócio?

Além de sanar todos os problemas citados acima, adotar essa medida proporciona:

  • Equilíbrio de renda e gastos;
  • Alinhamento com os objetivos da empresa;
  • Eliminar dívidas;
  • Conformidade com os aspectos contábeis, fiscais e tributários;
  • Plena saúde das suas finanças.

Amigo gestor, existe um senso comum de que ser empresário no Brasil é desgastante, e por muitas vezes desanimador, mas a realidade é que de nada adianta investir em um negócio sem cuidar de todos os bastidores, antes.

Quantos empresários no país, de fato, elaboram um plano de negócios, antes de abrirem suas empresas?

Consegue perceber que as chances de não dar certo são muito maiores, quando não existe o devido cuidado com todas essas questões?

É importante demais ter um planejamento financeiro efetivo, inclusive quando você já possui o capital inicial para abrir uma empresa, de modo a saber o destino correto para cada pormenor e, também, ter um bom capital de giro.

Portanto, é hora de mudar a mentalidade, até mesmo porque o mundo está em plena transformação, com novos hábitos de consumo e clientes cada vez mais exigentes, e, com isso, você tem de estar preparado, inclusive, para transformar as suas questões internas.

Certamente, isso se refletirá nas suas vendas!

Quais são os objetivos da sua empresa?

É fundamental ter esse tipo de clareza para que você saiba onde quer chegar, não é mesmo?

Tem empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, que pretendem continuar do mesmo tamanho, mas é muito importante que, mesmo assim, tenham objetivos traçados, até mesmo para não se tornarem obsoletas.

Por exemplo:

  • Uma empresa de pequeno porte, pode continuar assim, mas ter o objetivo de ser líder no seu segmento;
  • Uma empresa de grande porte, pode vislumbrar a ideia de consolidar o seu negócio em um modelo de franquia e buscar franqueados.

Tudo isso precisa estar disposto de forma clara, nos objetivos da sua empresa, que, claro, também pode vislumbrar uma mudança de patamar e adotar estratégias para alcançar isso.

Porém, voltamos a frisar que nada acontece sem um devido planejamento financeiro, e quer saber os motivos?

Voltamos ao exemplo de uma empresa que deseja formatar o seu negócio como franquia…

Esse empresário precisa, a médio ou longo prazo adotar o planejamento financeiro, de modo a:

  • Ter um um caixa destinado para tal investimento;
  • Elaborar todo o plano de ação para os futuros franqueados.
  • Oferecer suporte para eles;
  • Estar nos principais portais de franchising do país.

Ou seja, em todos os aspectos da empresa, independente do porte e dos objetivos, o planejamento financeiro é quem será o norteador de todas as ações, para que o perfeito alinhamento com cada objetivo, seja sempre respeitado e colocado, efetivamente, em prática.

Defina estratégias de vendas

Outra questão muito importante é que, grande parte dos empresários não costuma e não gosta de destinar parte do seu caixa para investimento em capacitação de funcionários, adoção de novos meios de vendas e, principalmente, com publicidade.

Meu caro gestor, esse é um erro crucial, que compromete o crescimento da sua empresa, portanto, temos mais um ponto para mudar, ok?

Lembra que falamos no início deste artigo que tem muito gestor que confunde as contas pessoais com as da empresa, e acabam por fazer retiradas constantes dos lucros?

Pois bem, esse tipo de mentalidade permite que, ao precisar contar com o caixa da empresa para fazer algum tipo de investimento que não é de rotina, esse empresário acredite que está perdendo o seu dinheiro.

Errado!

Como estamos falando de investimento, obviamente o propósito é de obter retorno, seja a curto, médio ou longo prazo, compreende?

Consultoria Empresarial - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo OrcomaPowered by Rock Convert

Vamos de mais exemplos…

Você possui uma loja física, já consolidada na sua região, porém atingiu um platô, ou seja, as vendas mensais estagnaram e você não consegue lucrar mais do que isso, em cada mês.

Já parou para pensar que pode ser a hora de lembrar do planejamento financeiro e aplicá-lo para investir em meios de divulgação do seu negócio?

Olha só o que você pode fazer:

  • Investir em meios tradicionais de divulgação (impressos, carro de som…);
  • Criar uma presença digital da sua empresa (site próprio, redes sociais, whatsapp…)

Ou seja, ampliar a divulgação e adotar novos canais de venda, para captar novos clientes e fidelizá-los.

Muitas vezes, com um bom planejamento financeiro, o investimento nem é tão alto e o retorno pode ser muito bom, inclusive em pouco tempo.

A democratização da internet, por exemplo, tem proporcionado um acesso cada vez maior de todas as classes sociais, e, com isso, é certo que o público-alvo do seu negócio está lá presente, assim como os seus concorrentes já estão criando estratégias para atraí-los e fazer suas vendas.

Portanto, meu amigo, um planejamento financeiro eficiente, somado a estratégias de vendas inteligentes, darão um upgrade enorme no seu negócio.

Contabilidade aliada ao planejamento financeiro

Não tem como a gente chegar até aqui, falando tudo a respeito de planejamento financeiro, sem pontuar a importância da contabilidade em todo esse processo.

Afinal de contas, ninguém consegue planejar o futuro de uma empresa, se ela não está em plena conformidade com as questões contábeis.

Você precisa ter uma gestão que priorize a contabilidade, pois ela é o retrato fiel de como estão as suas contas, se você está cumprindo com todas as obrigações e, também, com relação aos seus lucros.

Entenda o papel da contabilidade e o que ela promove ao seu negócio:

  • Registrar e documentar as transações financeiras;
  • Organizar todas as informações;
  • Demonstrar fielmente a realidade da empresa ;
  • Analisar os relatórios e todos os demonstrativos contábeis (até mesmo para pensar em projeções futuras);
  • Acompanhar (afinal, você, sendo gestor, precisa acompanhar todo o andamento das suas finanças, não é mesmo?!).

Entendendo o papel da contabilidade no seu negócio, você precisa ser um cumpridor fiel das suas obrigações, tanto as trabalhistas, fiscais e tributárias.

Ou seja, estar em dia com os funcionários, protege a sua empresa de futuras ações trabalhistas e gera um bom índice de satisfação dos seus colaboradores, por receberem sempre em dia.

Além disso, é imprescindível entender a respeito do regime de tributação mais adequado ao seu negócio, sendo que, caso ele esteja no regime menos vantajoso financeiramente, é possível fazer uma readequação, porém de toda forma você precisa cumprir com esse pormenor, de modo a estar sempre em conformidade.

No final das contas, tudo envolve planejamento financeiro e você pôde constatar que é muita coisa, sendo que esse pode até ser um dos motivos que boa parte do empresariado brasileiro prefere pular etapas.

Mas, a verdade é que gestores como você, querem ter negócios cada vez mais prósperos e lucrativos, e decidem buscar por conteúdos de valor, que geram um sentimento de transformação na visão empreendedora.

Portanto, considere cada detalhe que foi abordado neste artigo e saiba que você não precisa fazer tudo isto sozinho, ou seja, existem formas de estar ter um planejamento financeiro e organização empresarial efetivos, com o auxílio de especialistas.

Você vai entender melhor no próximo tópico.

Busque suporte profissional

Antes de mais nada, é hora de quebrar mais um paradigma:

O dono do negócio não precisa centralizar todas as ações da empresa em si próprio!

Dito isto, em letras garrafais, entenda que, gerenciar tudo sozinho, em algum momento vai trazer desmotivação para a sua vida, além de stress e falta de tempo para aproveitar os seus momentos de folga de uma forma mais leve.

É hora de virar essa chave e saber que, através do seu planejamento financeiro, você não só pode, mas deve ter ao seu lado, profissionais para te ajudar com toda a gestão financeira do seu negócio, livrando você, definitivamente, do enfrentamento diário e massivo de um monte de trâmites burocráticos e todos os aspectos técnicos para ter uma contabilidade em dia.

Resumindo, foca no teu negócio, que é o que você realmente ama fazer, enquanto profissionais capacitados te ajudam com a sua gestão financeira.

O bom é que hoje você não necessita ter um departamento contábil ou financeiro dentro do seu escritório, e as empresas com uma mentalidade mais moderna já entenderam isso, e, hoje, contam com serviços terceirizados, para organizar todas essas questões.

Conte com a Orcoma!

Para fechar com chave de ouro, você precisa saber com quem pode, efetivamente, contar, de modo a proporcionar a liberdade que você tanto almeja.

Nesse caso, a Orcoma é quem realmente pode te ajudar, por ser uma contabilidade completa e especializada em empresas de pequeno e médio porte.

Olha só a variedade de setores empresariais que nós temos atuado ao longo dos anos:

  • Contabilidade para comércio varejista;
  • Contabilidade para empresas e profissionais da área da saúde;
  • Contabilidade para terceiro setor;
  • Contabilidade para construção civil, entre outros.

Conosco, você tem à sua disposição, especialistas em serviços contábeis, que, em perfeita harmonia e alinhamento com os seus objetivos empresariais, estarão aptos a atuarem lado a lado com você, desde o planejamento financeiro até a gestão efetiva da sua contabilidade.

Que tal saber um pouco mais a respeito dos nossos serviços?

Veja a seguir:

  • Departamento contábil;
  • Departamento fiscal;
  • Departamento societário;
  • Departamento  pessoal;
  • Consultoria empresarial;
  • Planejamento tributário

Tudo isso trará mais segurança e liberdade à você, que agora passará a focar somente nas suas próprias atribuições, enquanto nós, da Orcoma, mantemos todas as suas questões contábeis, fiscais e tributárias em plena conformidade.

E o melhor de tudo é que você não precisa dispor de espaço dentro da sua empresa, pois atuamos de forma terceirizada, com total profissionalismo e expertise para um futuro ainda mais promissor dos seus negócios.

Portanto, amigo gestor, não hesite em contar conosco para fazer uma transformação positiva nas suas finanças, de modo a organizar, planejar e gerir plenamente, contando com uma contabilidade completa!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Entenda Como O Home Office Está Repercutindo Nas Negociações De Acordos E Convenções Coletivas - Abrir Empresa Simples

Entenda como o home office está repercutindo nas negociações de acordos e convenções coletivas

Levantamento do Projeto Salariômetro da Fipe mostra que o home office está cada vez mais na mesa de negociações entre empresas e sindicatos. O total de acordos e convenções coletivas envolvendo o trabalho remoto teve um salto de 236%, levando em conta o ano todo de 2019 e os nove primeiros meses de 2020. Em 2019, houve 884 negociações, enquanto que em 2020, até setembro, o número estava em 2.971.

Conheca Os Novos Modelos De Negocios E Descubra Qual O Mais Lucrativo Para Voce Post (1) - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Quais são os novos modelos de negócios?

Conheça os novos modelos de negócios e descubra qual o mais lucrativo para você e sua empresa Conhecer novos modelos de negócios pode acrescentar ao seu negócio novas oportunidades e uma nova visão de mercado Modelos de negócios inovadores estão

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
Tempo para abertura de empresas é reduzido quase pela metade…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top