Comunicação interpessoal: saiba como melhorar a forma como você a realiza

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Conheça os 5 Axiomas da Comunicação de Paul Watzlavick

Um dos mais notáveis estudiosos da comunicação humana, o austríaco Paul Watzlawick formulou 5 axiomas, ou seja, 5 princípios de comunicação. Ele quer mostrar quão estreitamente nossa comunicação lingüística está conectada com relacionamentos e emoções e como pudemos otimizar a comunicação nas organizações.

Seu modelo se baseia em três premissas: 1) A comunicação é um processo social permanente; 2) Todos seres humanos são parte de interações comunicativas; 3) A sociedade estabelece normas de interação.

1 º axioma: É impossível não se comunicar

Isso soa ilógico. Mas todo comportamento ou conduta exibido envia uma mensagem ao ambiente. Pois todo comportmento é uma expressão e não existe não comportamento. Mesmo quando uma pessoa, em um elevador, olha para o chão e não fala, ela transmite uma mensagem – ela se comunica com os outros seres humanos. Ela indica que não tem interesse em se comunicar com ninguém. Alguns especialistas extrapolam este princípio e chamam este axiona de “o corpo fala”.

2º axioma: A comunicação tem um conteúdo e um aspecto de relacionamento

Cada comunicação tem um conteúdo e um aspecto de relacionamento, de tal forma que o último determina o primeiro. Simplificando, uma mensagem tem um conteúdo e sempre uma página ou faltor intrínseco de relacionamento. Quando nos conectamos com as pessoas, transmitimos informações, isto é, conteúdo.

Mas isso não é tudo: cada afirmação também expressa como o remetente e o destinatário estão relacionados entre si. Eles estão bem dispostos ou há tensões? Existe algum vínculo ou grau de intimidade entre eles? O fator decisivo é como a informação é transmitida (por exemplo, com olhos revirados, em tom irônico). Expressões de gestos e expressões faciais, ou até mesmo o tom de voz, dão à pessoa muitas informações adicionais – por exemplo, se o falante simpatiza com seu colega ou não.

Por exemplo, alguém pode receber a mesma comunicação de seu médico, chefe ou esposa, “Fulano, você precisa tirar férias?”, mas a interpretação do conteúdo será muito influenciada pelo relacionamento e muito provavelmente terá conotações diferentes.

Assim, não apenas o transmissor, mas também o receptor está significativamente envolvido no curso da comunicação. Porque suas atitudes e sentimentos funcionam como uma espécie de óculos através dos quais o conteúdo é percebido. No caso de um professor compreensivo ou um professor incompreensivo, por exemplo, um é mais aberto ao conteúdo do que um desagradável, mesmo que eles sejam tecnicamente igualmente competentes. Mas o grau de eficácia da comunicação, será diverso.

Uma comunicação livre de aspectos de relacionamento e que apenas transmite informações não existe.

3º axioma: A natureza de um relacionamento é condicionada pela pontuação dos processos de comunicação por parte dos parceiros

Simplificando, a comunicação é baseada em uma interação de ação e reação. Pontuação não significa pontuação gramatical (por exemplo, vírgula ou ponto de exlamação). A comunicação sempre consiste em uma causa, o estímulo e seu efeito. Alguém faz alguma coisa, a outra pessoa reage a ela. Isso por que a comunicação é um processo sequencial. Também pode aumentar e tornar-se um vaivém de alegações mútuas.

O que há primeiro: o professor zangado ou os estudantes indiferentes?

A mãe repreende o filho por revirar os olhos? Ou o filho revira os olhos porque sua mãe repreende? Ambos estabelecem suas próprias ações através do comportamento do outro. Todo mundo acha sua versão verdadeira, mesmo que esse não seja o caso objetivamente. Isso pode causar conflitos.

Watzlawick também chama essa forma de confronto de “círculo vicioso da comunicação”. Para quebrá-lo só é possível através de comunicação aberta e voltada para o futuro sem reprovação. Relações íntimas, como a de casais, podem gerar comunicações repetidas e em situações comumente enfrentadas em conjunto. As respostas de um ou de outro passam a ser esperadas.

Em vez de perguntar quem começou, o foco deve estar no que pode ser mudado na situação atual.

4º Axioma: A comunicação humana possui modalidades analógicas e digitais

Simplificando, a mensagem pode ser comunicada digitalmente (sem espaço para interpretação) e analogamente (com espaço para interpretação).

Atenção: Não se trata de analógico e digital, como o entendemos hoje, na tecnologia da informação, para comunicação via papel e ou computador.

Watzlawick entende a comunicação analógica como todos os elementos não verbais, incluindo expressões faciais ou gestos. A imagem de um gato chega muito perto de um gato real – reconhecemos a semelhança, a arte que representa uma analogia.

Ao se comunicar digitalmente, o significado dos caracteres transmitidos é único. Há pouco espaço para decifrar a mensagem. A comunicação digital pode ser atribuída ao nível de conteúdo objetivo e este conteúdo é transmitido verbalmente. Segundo Watzlawick, tanto a linguagem quanto a escrita são técnicas “digitais”. Para entendê-los, você precisa ter uma linguagem comum.

Se for comunicada de forma análoga, existe apenas uma relação de similaridade e isso pode levar a mal-entendidos. O beijo dado na testa mostra que o oposto é desejado, ou isso sinaliza uma despedida desejada? No entanto, o que é comunicado digitalmente não precisa corresponder às mensagens analógicas (por exemplo, sorrisos ao enviar uma mensagem triste).

Por exemplo, uma presente pode ser recebido com uma frase: “Que lindo! Adorei!” e os gestos faciais demonstrarem o contrário, como um “sorriso torto e maralelo”.

5º Axioma: A comunicação interpessoal é simétrica ou complementar, dependendo se a relação entre os parceiros é igual ou diferente.

Simplificando, a comunicação pode ser simétrica (igualdade de parceiros) ou complementar (diferença de parceiros). O relacionamento que prevalece entre os parceiros de comunicação não precisa ser determinado por seu status social “oficial”. O relacionamento também pode mudar: por exemplo, o chefe visita o curso de esportes à noite, projetado pelo seu colaborador, e o trata na mesma linguagem simétrica, sem postura superior.

Em uma comunicação simétrica, os parceiros de comunicação estão ao nível dos olhos. A comunicação é caracterizada pela igualdade (por exemplo, negociação de contratos entre parceiros de negócios).

A comunicação complementar, por outro lado, é determinada por hierarquias ou diferenças (por exemplo, em nível educacional ou posição ocupacional). No entanto, isso não significa que um parceiro deva ser automaticamente superior e o outro parceiro seja subordinado. Eles também podem complementar e colaborar de acordo com suas diferenças ou mesmo atitudes de poder.

É comum, por exemplo, os subordinados em organizações com culturas autocráticas usarem expressões como “sim, senhor” e normalmente não constestarem a opinião do chefe.

Watzlavick, após vários estudos, concluiu que seu modelo abrange três premissas no qual se baseia: a comunicação é um processo social permanente; todos seres humanos são parte de interações comunicativas; e a sociedade estabelece normas de interação.

Se compreendermos estas premissas e observamos os 5 axiomas enquanto interagimos poderemos entender melhor o processo de comunicação interpessoal, evitar mal-entendidos e realizarmos uma comunicação interpessoal mais assertiva nas organizações.

Fonte: Administradores.com

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