Contabilidade na Bahia

Contabilidade Na Bahia O Que Eu Preciso Saber Contabilidade Na Bahia Ba - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com 33 Anos De Mercado, Um Contador Experiente Está Mostrando Ao Mercado Baiano A Melhor Saída Para A Crise

Descubra agora mesmo todas as ações estratégicas que este contador, e o seu escritório de contabilidade na Bahia, estão tomando para preservar seus clientes e garantir um pós-crise lucrativo!

Caro empresário, é inegável a preocupação que todos nós temos em meio ao momento em que estamos vivendo.

Muito mais do que as medidas de isolamento social, que nos restringem a fazer muitas das nossas tarefas que são essenciais para o nosso sustento, estamos enfrentando uma miopia estratégica – ou seja, só conseguimos ver o agora, sem ter uma previsão clara do que poderá acontecer com os nossos negócios.

O Governo tem tomado algumas ações em contrapartida ao isolamento proposto pelo Ministério da Saúde, mas sabemos que a prioridade é o bem da sociedade – e deve ser mesmo.

Sendo assim, resta a você muitas dúvidas e poucas alternativas para manter o seu negócio funcionando – ou pelo menos “vivo o suficiente” – para superar esta crise.

Dessa forma, eu te convido a refletir um pouco sobre quais são as ações que realmente podem ser tomadas para que você não passe por essa turbulência social, tendo que enfrentar uma nova turbulência financeira. 

E, mesmo que você já esteja caminhando para as complicações que falei, continue comigo, porque neste artigo, ao final deste texto, você descobrirá como garantir uma empresa saudável e lucrativa no pós-crise, contando com um escritório de contabilidade na Bahia, que vem identificando medidas estratégias para o seu sucesso.

Observação:

“Gestor, gestora, antes de prosseguirmos com este artigo, vale ressaltar a importância da análise de um escritório de contabilidade na Bahia sobre as suas movimentações e ações estratégicas, uma vez que, somente com a avaliação de um profissional, é possível garantir que as informações contidas nesta publicação serão efetivas ao seu negócio.

Este é um texto abrangente a todas as áreas de atuação do mercado Baiano, sendo assim, para que se façam válidas tais medidas, é necessária uma avaliação de um profissional contábil capacitado.”

O impacto do cenário atual em seu empreendimento e as medidas preventivas aplicadas pela contabilidade na Bahia

O erro que muitos empresário têm cometido neste momento está justamente ligado à estratégia que os mesmos têm adotado para a prevenção dos seus negócio durante a crise – isto é, quando consideramos somente os empresários que realmente se previnem.

Embora pareça um pouco óbvio, agir contra as medidas preventivas, além de colocar a saúde de todos os seus colaboradores e dos seus familiares em risco, é um ato que pode custar muito caro tanto ao seu negócio quanto à sua consciência, então descartaremos essa opção, para todos os efeitos.

Mas, agora, falando de ações reais, que podem gerar péssimos efeitos colaterais a todo o organismos financeiro da sua empresa, é necessário citar dois grupos de líderes e gestores:

Os que pensam de menos

Neste grupo, os gestores, administradores e donos de empresa se veem limitados em meio à crise, seja por falta de recursos, falta de informação ou falta de orientação.

Por mais que queiram tomar alguma medida para livrar ao máximo a sua empresa de resultados negativos, não possuem uma estrutura que comporte tais ações ou mesmo têm a instrução de um escritório de contabilidade na Bahia que os garanta o mínimo de custos operacionais e tributários.

Dentro desta mesma categoria, ainda temos os empresários que possuem certo nível de instrução contábil, fiscal e jurídica, no entanto, têm a perspectiva somente de algumas medidas provisórias, sem saber ao certo quais podem ser as ações que o garantam um pós-crise realmente lucrativo, e não uma corrida atrás do tempo perdido.

Os que pensam demais

Agora, temos aqui os empresários incansáveis, normalmente, os mesmos têm perfis mais ligados às vendas, onde o intuito é aumentar o faturamento, não importa a situação. 

Contudo, é preciso considerar a sua capacidade produtiva no momento atual, afinal, de nada adianta mais clientes sem conseguir atendê-los.

Porém, sabemos que podem haver empresários que já estão agindo com pensamento a longo prazo, no entanto, é necessário lembrar que, quando voltarmos à normalidade, junto ao retorno dos clientes, teremos não somente o aumento de faturamento, mas o de gastos também, e para manter o equilíbrio financeiro (break point) sem quebrar o caixa, o auxílio de um escritório de contabilidade na Bahia se faz mais do que necessário.

Sendo assim, mesmo que você esteja agindo pelo bem da sua empresa e de todos que dependem dela, é preciso considerar que tais ações podem trazer resultados positivos ou negativos a mesma.

Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade na Bahia - BA

Como superar este momento com o auxílio de um escritório de contabilidade na Bahia?

Portanto, a lógica para a superação de um problema parte do entendimento do que o ocasionou, para que, assim, possamos eliminar a sua causa e não o repetirmos mais.

“Ok, mas por que você mencionando isso?”

Bom, para que você possa se prevenir de maiores perdas e, dessa forma, reduzir ao máximo os impactos da crise causada pelo COVID-19 ao seu negócio, é preciso entender como você chegou onde está e quais são as suas alternativas de saída desta situação.

Você pode me indicar o Coronavírus como grande responsável pela situação atual, devido ao isolamento social – calma, nossa intenção não é tirar a culpa dele -, mas existem outros fatores que contribuíram para o momento atual chegar à situação que se encontra.

Dentre tais fatores complementares podemos citar:

  • Ausência de planejamento tributário;
  • Ausência de planejamento financeiro;
  • Dificuldade na retenção de mão de obra qualificada.

Aspectos nos quais um escritório de contabilidade na Bahia possui maestria na gestão.

De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE, o estado da Bahia possui o maior número de desempregados da região nordeste do país, tendo uma considerável crescente nos últimos anos.

Grafico - Contabilidade na Bahia - BA

Fonte: Banco Central do Brasil.

Na mesma medida, podemos ver que as MPEs (Médias e Pequenas Empresas) têm apresentado um crescimento de 6,6%, em comparação ao ano passado.

Serasa Experian

Fonte: Serasa Experian.

Sendo assim, é de crucial importância agir agora, com planejamento, consciência e estratégia tributária e financeira – e nisso, um escritório de contabilidade na Bahia pode muito bem te ajudar!

Como um escritório de contabilidade na Bahia pode te ajudar a superar a crise e lucrar com o pós-crise?

Agora, vamos às prometidas e citadas medidas que podem ser adotadas para que você consiga segurar as pontas neste momento atual, e volte à ativa com muito mais segurança após a crise do COVID-19.

Desse modo, separamos alguns dos aspectos principais a serem avaliados por você, gestor ou gestora, e quais são as alternativas que podem ser tomadas para o sucesso do seu negócio. Confira!

Folha de Pagamento

Como vimos na pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada pelo Banco Central do Brasil, por mais que o índice de carteiras assinadas tenha diminuído, muitas empresas têm “contratado” funcionários sem o devido registro em carteira.

Tal ação pode trazer riscos ao seu negócio, uma vez que não exista um contrato de trabalho estabelecido e o colaborador tenha más intenções contra sua empresa.

Sendo assim, é preciso se planejar para registrar seus funcionários, bem como avaliar outras opções para prestação de seus serviços, como, por exemplo, a terceirização – contratar um “PJ”.

Mas, focando ainda mais na crise, sabemos que contratar e demitir custa muito caro ao seu caixa, então, uma boa opção é utilizar as medidas provisórias que o Governo liberou ao favor do seu negócio.

Segundo a  Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020, fica liberado aos gestores e donos de empresas:

  • A redução da jornada de trabalho;
  • A suspensão temporário do contrato de trabalho;
  • A redução de proporcional de salário em relação a jornada de trabalho, entre outras ações que um escritório de contabilidade na Bahia possui maestria em te auxiliar.

O foco é negociar, dentro da legalidade e de acordo com o Ministério do Trabalho, alternativas com os seus colaboradores, para que assim, ambas partes saiam satisfeitas e você não tenha que pagar a demissão dos mesmos.

Planejamento Financeiro

Outro ponto que necessita de grande atenção por parte do gestor, e que pode ser melhor avaliado por um escritório de contabilidade experiente no mercado baiano, é o planejamento financeiro da sua empresa, uma vez que, com o acúmulo de dívidas e a diminuição de faturamento, é preciso analisar, cautelosamente, quais são os recursos disponíveis ao seu negócio.

Afinal, não é uma boa alternativa apelar a empréstimos, por exemplo, sem analisar a fundo quais serão os resultados dessa ação – é como sair de uma bola de neve para entrar em outra.

O ideal é sim cortar custos e pensar em alternativas econômicas a algumas atividades adotadas pelo seu negócio, mas sempre com a mente tranquila de que suas decisões irão preservar o seu negócio. Para isso, um escritório de contabilidade na Bahia, possui alguns serviços essenciais que podem ser valiosos neste momento para a saúde financeira da sua empresa.

Tais serviços são aplicados a qualquer ramo do mercado – contudo, se você for um comerciante, a área que mais tem sofrido com a crise atual, os serviços financeiros de um escritório de contabilidade na Bahia são, com certeza, o milagre que o seu negócio precisa para voltar a respirar com maior tranquilidade.

Uma grande vantagem para você, comerciante, é que, nós, do Grupo Orcoma, somos especializados em Contabilidade para Comércio Varejista na Bahia. Portanto, caso queira saber mais sobre como o seu negócio pode superar a crise com segurança e um alto rendimento posteriormente, acesse esta página: Contabilidade Para Comércio Varejista Na Bahia.

Então, voltando a mencionar os tais serviços que serão de grande ajuda para a sua empresa neste momento tão difícil, você pode ter acesso a eles, entrando em contato com os nossos profissionais altamente capacitados e com vasta experiência no mercado baiano.

Para ter acesso aos serviços financeiros que um escritório de contabilidade na Bahia pode disponibilizar para o sucesso da sua empresa, acesse esta página: Serviços Financeiros na Bahia, e descubra todo o potencial que, nós, do Grupo Orcoma, temos em auxiliar o seu negócio em todos os momentos, com muito planejamento e visão estratégica.

Planejamento Tributário

Portanto, para finalizar as nossas contramedidas para garantir que a sua empresa supere a crise e possa voltar a lucrar após este momento, temos uma das principais responsabilidades de um escritório de contabilidade na Bahia: o planejamento tributário.

Por meio dele, é possível identificar a sua carga tributária atual e quais são as medidas necessárias para reduzi-la ao máximo, dentro do que é permitido legalmente.

Desde a revisão da escolha do seu regime de tributação até o lançamento do seu catálogo de produtos, materiais, entre demais aspectos tributados, bem como a análise de enquadramento da sua atividade – no caso de prestação de serviços -, um escritório de contabilidade na Bahia competente tem o que é necessário para trazer economia e prosperidade ao seu negócio, mesmo que o momento se apresente controverso.

Todavia, o momento atual também trouxe algumas facilidades ao empreendedor como uma forma de amenizar o impacto do vírus nas empresas, sendo possível contar com alguns benefícios tributários, no entanto, tendo uma plena escrituração do seu negócio e com uma assessoria fiscal em dia.

Assim, é possível aproveitar tais benefícios com responsabilidade, e ainda garantir uma análise profunda do que mais pode ser conquistado para que sua empresa saia da crise com o menor número de cicatrizes possível.

Sendo assim, este é momento de você confiar em um escritório de contabilidade na Bahia que realmente entende o seu negócio. 

Conte com os mais de 33 anos de atuação direta no ramo de contabilidade na Bahia de nosso fundador, João Albino Rios Mascarenhas, que vem acompanhando os movimentos do mercado baiano para que você tenha uma assessoria plena e focada no sucesso do seu negócio.

Nós somos o Grupo Orcoma, um escritório de contabilidade na Bahia que realmente entende o que a sua empresa precisa para se manter no mercado.

Se deseja contar conosco, entre agora mesmo nesta página e descubra tudo que podemos fazer por você: Serviço de Contabilidade na Bahia.

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
Linha emergencial de R$ 40 bilhões financiará salário de trabalhadores…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top