Dicas valiosas que vão ajudar você a lidar com a crise da covid-19 em sua empresa

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Com a pandemia do Covid-19, empreendedores devem tomar medidas para evitar prejuízos e garantir sobrevivência do negócio

A pandemia do novo coronavírus tem provocado impactos significativos à economia global, com a queda no volume de vendas e incerteza do mercado financeiro. A crise acarreta em prejuízos também aos pequenos negócios e traz problemáticas que passam pela saúde dos funcionários e clientes, até a das empresas.

Cuidar da segurança e bem-estar dos colaboradores é o primeiro desafio posto pelo Covid-19 aos empreendedores. Como medida da prevenção, os funcionários devem ser informados acerca dos riscos de infecção e sobre os cuidados para diminuir a transmissão dos vírus. Ofereça materiais informativos e garanta suporte aos colaboradores. 

Feito isso, é hora de tomar medidas que vão auxiliar a reduzir os impactos do coronavírus ao seu pequeno negócio. A crise pede cautela, mas também permite que soluções inovadoras contribuam para o crescimento da sua empresa em meio à instabilidade. 

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Confira as dicas para minimizar os impactos do coronavírus aos pequenos negócios. Várias medidas podem ser adotadas para evitar prejuízos e garantir a sobrevivência das empresas.

1. Presença digital

Com clientes e consumidores em casa, o seu produto ou serviço precisa chegar até eles. É hora de usar a tecnologia a favor da sua empresa e gerar oportunidades de negócio. 

Escolha a melhor ferramenta, seja redes sociais ou plataformas de venda, e realize atendimento eficaz e de baixo custo.

2. Serviço de delivery

Invista no serviço de entrega. Caso já possua, aperfeiçoe a logística e intensifique a divulgação. Canais como telefone, WhatsApp ou aplicativos de entrega ajudam a aumentar o volume de vendas.

Em um momento de baixa procura, o delivery é uma ótima forma de atingir mais clientes e manter ganhos. 

3. Qualidade do serviço

A satisfação completa dos clientes precisa ser o foco das empresas a qualquer momento, mesmo em meio à crise. 

Mantenha a qualidade da oferta dos seus produtos ou serviços e supere as expectativas do seu consumidor. Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado. 

4. Home office

Caso os colaboradores possam exercer suas atividades de casa, essa é a recomendação das autoridades de saúde. Substitua as reuniões físicas por reuniões digitais. 

Existem diversas ferramentas gratuitas de comunicação à distância que possibilitam o trabalho remoto de forma eficiente e produtiva.  

5. Férias 

Tem funcionários com férias a vencer? Aproveite o momento para antecipar o benefício dos colaboradores. 

Outra opção para o período são as férias coletivas, dependendo da realidade e necessidade do negócio. 

6. Reduza custos

Em meio ao momento de instabilidade, é fundamental que o empreendedor analise os custos do seu negócio e avalie quais são imprescindíveis para a manutenção das operações. 

Se possível, reduza os gastos nesse momento. Um bom plano de contenção pode ajudar o seu negócio a sair da crise mais forte e sustentável. 

7. Economize recursos 

Tome medidas que garantam a redução de recursos e gerem economia para a sua empresa. Despesas mensais, como contas de água, energia e insumos, devem ser examinadas. 

É importante manter os colaboradores cientes e envolvidos nos processos. Eles são as pessoas que fazem o seu negócio ter sucesso. 

8. Fracione compras

É hora de minimizar perdas. Evite realizar grandes processos de compras e opte por fragmentar os pedidos. Resultado: reduz gastos e evita estoque parado. 

Considere o que acontece hoje, mas não ignore as projeções futuras. É necessário que a sua empresa esteja adequada ao cenário de crise. 

9. Se necessário, negocie

Com a crise instalada, a queda do faturamento pode gerar dificuldades de caixa. Para cumprir prazos com fornecedores, negocie. 

Um bom acordo garante fôlego para que a empresa consiga manter os pagamentos em dia e conserve a saúde financeira do negócio.

Fonte: Sebrae

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