Com a pandemia do Covid-19, empreendedores devem tomar medidas para evitar prejuízos e garantir sobrevivência do negócio
A pandemia do novo coronavírus tem provocado impactos significativos à economia global, com a queda no volume de vendas e incerteza do mercado financeiro. A crise acarreta em prejuízos também aos pequenos negócios e traz problemáticas que passam pela saúde dos funcionários e clientes, até a das empresas.
Cuidar da segurança e bem-estar dos colaboradores é o primeiro desafio posto pelo Covid-19 aos empreendedores. Como medida da prevenção, os funcionários devem ser informados acerca dos riscos de infecção e sobre os cuidados para diminuir a transmissão dos vírus. Ofereça materiais informativos e garanta suporte aos colaboradores.
Feito isso, é hora de tomar medidas que vão auxiliar a reduzir os impactos do coronavírus ao seu pequeno negócio. A crise pede cautela, mas também permite que soluções inovadoras contribuam para o crescimento da sua empresa em meio à instabilidade.
Confira as dicas para minimizar os impactos do coronavírus aos pequenos negócios. Várias medidas podem ser adotadas para evitar prejuízos e garantir a sobrevivência das empresas.
1. Presença digital
Com clientes e consumidores em casa, o seu produto ou serviço precisa chegar até eles. É hora de usar a tecnologia a favor da sua empresa e gerar oportunidades de negócio.
Escolha a melhor ferramenta, seja redes sociais ou plataformas de venda, e realize atendimento eficaz e de baixo custo.
2. Serviço de delivery
Invista no serviço de entrega. Caso já possua, aperfeiçoe a logística e intensifique a divulgação. Canais como telefone, WhatsApp ou aplicativos de entrega ajudam a aumentar o volume de vendas.
Em um momento de baixa procura, o delivery é uma ótima forma de atingir mais clientes e manter ganhos.
3. Qualidade do serviço
A satisfação completa dos clientes precisa ser o foco das empresas a qualquer momento, mesmo em meio à crise.
Mantenha a qualidade da oferta dos seus produtos ou serviços e supere as expectativas do seu consumidor. Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado.
4. Home office
Caso os colaboradores possam exercer suas atividades de casa, essa é a recomendação das autoridades de saúde. Substitua as reuniões físicas por reuniões digitais.
Existem diversas ferramentas gratuitas de comunicação à distância que possibilitam o trabalho remoto de forma eficiente e produtiva.
5. Férias
Tem funcionários com férias a vencer? Aproveite o momento para antecipar o benefício dos colaboradores.
Outra opção para o período são as férias coletivas, dependendo da realidade e necessidade do negócio.
6. Reduza custos
Em meio ao momento de instabilidade, é fundamental que o empreendedor analise os custos do seu negócio e avalie quais são imprescindíveis para a manutenção das operações.
Se possível, reduza os gastos nesse momento. Um bom plano de contenção pode ajudar o seu negócio a sair da crise mais forte e sustentável.
7. Economize recursos
Tome medidas que garantam a redução de recursos e gerem economia para a sua empresa. Despesas mensais, como contas de água, energia e insumos, devem ser examinadas.
É importante manter os colaboradores cientes e envolvidos nos processos. Eles são as pessoas que fazem o seu negócio ter sucesso.
8. Fracione compras
É hora de minimizar perdas. Evite realizar grandes processos de compras e opte por fragmentar os pedidos. Resultado: reduz gastos e evita estoque parado.
Considere o que acontece hoje, mas não ignore as projeções futuras. É necessário que a sua empresa esteja adequada ao cenário de crise.
9. Se necessário, negocie
Com a crise instalada, a queda do faturamento pode gerar dificuldades de caixa. Para cumprir prazos com fornecedores, negocie.
Um bom acordo garante fôlego para que a empresa consiga manter os pagamentos em dia e conserve a saúde financeira do negócio.
Fonte: Sebrae
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