Você empreendedor(a) já se planejou para vender mais na páscoa?
Na Páscoa o coelhinho não traz apenas ovos de chocolate, dependendo da sua estratégia neste período ele pode trazer muitas vendas para o seu negócio. A Páscoa é uma das datas comemorativas que costuma aquecer muito as vendas no comércio, mas para que essa data seja benéfica para o seu negócio é necessário desenvolver algumas ações para atrair os clientes. Neste artigo será citado sete dicas para aumentar as suas vendas no período pascoal.
1 – Escolha os produtos que serão ofertados, a páscoa vai além do chocolate.
Pelo simbolismo do coelhinho da páscoa, essa data é muito associada a venda de chocolate, porém a páscoa também é um período de comunhão familiar, muitas famílias se reúnem em casa ou buscam outras formas diferenciadas para celebrar a data.
Diante das inúmeras possibilidades que páscoa traz para os empreendedores, não só os estabelecimento que comercializam chocolate como por exemplo as chocolaterias e bombonieres, mas também as agências de viagem, peixarias, restaurantes, parques, mercados, floriculturas, lojas de brinquedos, lojas de personalização e brindes e lojas de bebidas, entre outros, podem também se beneficiar com a data comemorativa se estiverem preparados para oferecer produtos e serviços de acordo a demanda dos clientes.
2 – Use toda criatividade na hora de decorar o seu estabelecimento.
Não economize na criatividade na hora de arrumar o seu ponto de venda, seja ele físico ou virtual. A apresentação do seu estabelecimento é muito importante para atrair os clientes, segundo estudos do Sebrae/SP, “30 segundos é o tempo médio para despertar o interesse do consumidor diante de uma vitrine,” vale lembrar que as plataformas de mídias digitais também são vitrines do seu negócio.
Procure organizar os produtos ofertados por tipo, separando-os por faixa de preço, por faixa etária (crianças, adultos e jovens a mais tempo) e, por tamanho no caso dos ovos de páscoas, etc.
Atenção para deixar todas as informações que orientam e melhorar a experiência de compra dos clientes visíveis e, não esqueça de capricha na apresentação e nas embalagens dos produtos e serviços.
3 – Utilize-se do marketing sensorial para atrair os clientes.
A páscoa é um bom período para utilizar o marketing sensorial como estratégia para aumentar as vendas. O marketing sensorial fundamenta-se no estímulo dos cincos sentidos, visão, olfato, paladar, audição e o tato, esses sentidos quando estimulados motivam involuntariamente os consumidores a efetuar uma compra, pois muitas das sensações que temos contato são acionadas sem a interferência da nossa consciência.
Quem nunca comprou um produto ou ficou fã de uma loja ou marca, pela aparência, pelo cheiro, pelo sabor, pela suavidade de um voz, trilha musical ou pelo simples toque em algo desejado?
4 – Crie um desafios na sua loja virtual e na física.
Promova uma caça aos ovinhos de páscoa, na loja física você poderá espalhar vale-páscoa no ambiente da sua empresa/loja, criar raspadinhas ou usar balões com tema da páscoa no pipoque e ganhe, já no seu espaço virtual (sites, redes sociais e lojas virtuais), você poderá esconder os ovinhos de páscoa nas postagens , do seu feed, reels e stories , realizadas durante o período pascoal, oferecendo descontos ou brindes
Essa ação incentiva as crianças a entrarem na brincadeira e automaticamente motivam os pais a realizarem as compras dos produtos e serviços ofertados, além de aumentar o acesso e engajamento no ambiente digital do seu negócio.
5 – Defina quais brindes, podem ser ofertados para os clientes.
É importante definir quais brindes serão oferecidos para os clientes, em alguns casos vale mais apena oferecer um brinde físico, para ficar guardado na lembrança do cliente, do que conceder um desconto, lembre-se da estratégia do marketing sensorial.
Avalie se, oferecer um brinde, como um marcador de livro, um ovinho de páscoa ou até mesmo uma amostra do seu produto ou serviço, não saíra mais barato do que conceder um desconto.
6 – Monte combos de produtos/serviços
Neste período pascoal as pessoas costumam presentear os amigos e familiares, com diversos produtos ou até mesmo serviços como viagem, reserva para almoços, etc. Desenvolva combos de produtos e serviços para perfis de clientes diferentes, como por exemplo cestas de produtos, pacotes de serviços familiar, entre outros, use a sua criatividade. Essa é boa estratégia para aumentar o valor do tíquete médio de venda por cliente, pois é possível criar ofertas com valores mais alto.
7 – Comece a divulgar as suas ofertas tanto no off-line quanto no online.
Como foi citado a páscoa não beneficia apenas os empreendedores que atuam no ramo de chocolaterias, bombonieres e similares, outros segmentos também podem aproveitar este período para aumentar as suas vendas. Contudo é necessário desenvolver campanhas promocionais que impactem os clientes e, desperte o seu desejo pelo o que está sendo ofertado, planeje as ações de divulgação não deixando de avaliar a utilização de todas as ferramentas de marketing disponíveis no mercado, sejam elas através de mídias pagas, e-mail marketing, redes sociais e sites.
Uma boa alternativa é conta com a ajuda dos buscadores/comparadores de preços, a depender do tamanho do seu negócio, é possível realizar o cadastro das suas ofertas nessas plataformas digitais, tendo assim mais visibilidade, veja alguns dos comparadores de preço: Zoom, Buscapé, JáCotei e Google Shopping.
Enfim, as festividades pascoal é bom momento para lucrar mais e, como foi dito durante este artigo não só os negócios que atuam no ramo de chocolate, mas diversos segmentos podem tirar proveito desta data de comunhão entre as pessoas para aumentar o seu faturamento. Agora é hora de você empreendedor se inspirar nesse período de renovação e começar a planejar ações para melhorar os resultados da sua empresa.
Fonte: Administradores.com
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