Quais são os tipos societários?

Todos Os Tipos Societarios Que Voce Precisa Conhecer Antes De Abrir Sua Empresa Post (1) - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Acabe com suas dúvidas sobre os tipos societários e escolha o melhor para a abertura de sua empresa

Conheça quais são e as principais características dos tipos societários e entenda como impactam no futuro do seu negócio!

A abertura de uma empresa é o sonho de muitos empreendedores, contudo, tirar essa ideia do papel e colocá-la em prática é um dos maiores desafios que podem ser enfrentados. 

Afinal, é preciso mais do que ter uma ideia e vontade de torná-la uma realidade, ainda que esses sejam pré-requisitos básicos. É preciso estar disposto e preparado ou preparada para encarar tudo que é preciso para ser um empresário no Brasil. 

E não é pouca coisa… 

Porém, com o conhecimento e aliados adequados, que irão te dar base para entender diversos aspectos pertinentes ao seu negócio e viabilizar as melhores decisões, se torna muito mais simples lidar com tudo isso e consolidar um negócio de sucesso, que esteja dentro de todas as questões legais. 

Portanto, sabendo disso, hoje, vamos abordar um tema crucial para a constituição de uma empresa dentro da modalidade de uma sociedade: os tipos societários. 

Assim, você terá a base de conhecimento que precisa para iniciar seu negócio da melhor forma possível. 

O que é uma sociedade? 

Antes mesmo de falarmos sobre seus tipos, é preciso ter claro o que consiste uma sociedade. 

Consiste no exercício de uma atividade realizada por um grupo de pessoas, as quais se tornam sócias e colaboram em prol de um objetivo comum. 

As sociedades se dividem em diversos tipos societários, que seguem diferentes legislações e formas de operar, bem como demandam o cumprimento de diferentes obrigações que garantem a sua regularidade. 

Essa é uma opção muito buscada e é vantajosa para a abertura de uma empresa, isso porque muitos empreendedores optam por se consolidar com uma sociedade justamente para ter o apoio de mais uma pessoa na gestão e investimentos para o negócio. 

Apesar de sociedades serem muito mencionadas, comumente, não se conhece como funciona de forma mais específica. 

Mas, hoje, vamos mudar este cenário para você. 

Sociedade Personificada x Sociedade Não Personificada 

Antes de tudo, é muito importante entender a diferença entre esses dois, que é algo bem simples… 

A sociedade não personificada não dispõe de personalidade jurídica, logo, seu ato constitutivo não foi registrado. 

Dessa forma, a validade dessa sociedade é apenas entre os sócios que a compõem, não sendo reconhecida por terceiros. 

Já a sociedade personificada possui personalidade jurídica e é registrada na Junta Comercial do estado em que é constituída. 

E são dentro dessas duas categorias que temos os diversos tipos societários, os quais vamos especificar um a um para você. 

Sociedade em Comum 

Se trata de uma sociedade não personificada e que, logo, não pode ser vista como pessoa jurídica. 

Ela também é conhecida como uma sociedade empresária de fato ou irregular, por não estar juridicamente constituída. 

Esse tipo de sociedade está prevista nos artigos 986 a 990 do Código Civil. 

Sociedade Simples 

A sociedade simples é prevista nos artigos 997 a 1.038 do Código Civil e é constituída por dois ou mais sócios. 

Neste tipo societário, são exploradas prestações de serviços, sejam por atividades intelectuais ou cooperativas. 

E é conhecida como simples, especialmente, por não ser complexa de se constituir, bastando os sócios realizarem um contrato social. 

Sociedade Limitada 

A sociedade limitada é prevista nos artigos 1.052 a 1.087 do Código Civil. 

A principal característica deste tipo de sociedade é o fato de que os sócios possuem responsabilidade limitada, como o próprio nome indica. Isso significa que os bens pessoais dos sócios não podem ser utilizados para quitar dívidas que possam vir a ser adquiridas pela empresa.

Para constituir uma sociedade limitada, é preciso a elaboração de um contrato social completo, com nome da empresa, ato constitutivo, forma de operação, entre outros. 

Sociedade em conta de participação 

Este é um dos tipos societários não personificados previstos nos artigos 991 a 996 do Código Civil.

Neste caso, dois ou mais sócios são vinculados internamente à empresa. Contudo, não possui personalidade jurídica. 

Sociedade em nome coletivo 

A sociedade em nome coletivo também é conhecida como sociedade ilimitada e é prevista nos artigos 1.039 a 1.044 do Código Civil.

Da mesma forma que as outras, é constituída por dois ou mais sócios e, nesse caso, ao contrário da sociedade limitada, os bens dos sócios respondem pelas dívidas, inclusive com seus bens pessoais, ou seja, de forma ilimitada. 

Sociedade Cooperativa 

A sociedade cooperativa é uma sociedade sem fins lucrativos prevista nos artigos 1.093 a 1.096 do Código Civil e Lei 5.764/1971.

Para constituir essa sociedade, é preciso de pelo menos 20 sócios com o objetivo comum de realizar serviços sem fins lucrativos. 

Sociedade em Comandita Simples 

A sociedade em comandita simples está prevista nos artigos 1.045 a 1.051 do Código Civil. 

Ela é constituída por dois tipos de sócios: os comanditários e os comanditados. 

De forma simples e objetiva, os comanditários possuem responsabilidade limitada, ou seja, seus bens estão separados das obrigações da empresa, estando limitados às quotas subscritas em contrato social. 

Já os comanditados possuem a responsabilidade ilimitada. 

Sociedade Anônima 

A sociedade anônima está prevista no artigos 1.088 e 1.089, do Código Civil e Lei 6.404/1976.

Essa sociedade tem seu capital financeiro dividido em ações, onde cada sócio é um acionista que detém uma parte da empresa. 

É um dos tipos societários mais comumente utilizados. 

Sociedade em Comandita por Ações 

Esse tipo de sociedade, previsto nos artigos 1.090 a 1.092 do Código Civil, também é dividido em ações. 

Nele, os sócios respondem apenas pelas ações adquiridas, de forma limitada.

O que fazer com todas essas informações? 

Explicitamos quais são os tipos societários e as principais características deles, porém, por que é tão importante ter conhecimento sobre esses assuntos? 

A constituição de uma empresa, como já evidenciamos, não é algo simples, especialmente cumprir todos os trâmites legais de forma adequada. 

Contudo, ter informação é o primeiro passo para constituir um negócio de sucesso, dentro de qualquer um dos tipos societários. 

Entretanto, esse é apenas o primeiro passo para conseguir alcançar seu objetivo e ter um negócio de sucesso,  pois, após consumir todas essas informações e utilizá-las como uma base para dar continuidade ao seu projeto, ainda tem muito a ser feito, e nós também vamos falar sobre isso. 

O guia para a constituição de uma empresa em sociedade de sucesso! 

Agora que já falamos sobre os tipos societários, é hora de saber como constituir um negócio em sociedade, de sucesso. 

Para isso, preparamos um guia simples, mas efetivo, para te orientar sobre o melhor caminho para abrir uma empresa pronta para lucrar e alcançar sucesso no mercado.

Plano de negócios 

Para tudo, um planejamento estratégico é fundamental, afinal, é por meio dele que se torna possível ter um panorama completo sobre o negócio. 

Inclusive, é no seu plano de negócios que começa a ser pensado qual dos tipos societários é o mais adequado e vantajoso para constituir a sua empresa. 

Nesta etapa, é essencial dedicar tempo, atenção, utilizar de ferramentas como um Canvas de negócios para estruturar, no papel, os objetivos da sua empresa. 

Entenda seu público 

Escolher um entre os tipos societários de forma adequada não é uma fórmula milagrosa que fará com que seu negócio prospere. 

Para isso, entender o seu público, quais são seus desejos, anseios, dores e necessidades, é imprescindível! 

Afinal, o que sua empresa oferece, seja produto ou serviço ou até atendendo alguma defasagem da sociedade com uma empresa sem fins lucrativos, precisa ser voltado para o que público precisa consumir. 

Dessa forma, realize pesquisas de campo, utilize das redes sociais para coletar informações e se baseie, também, na concorrência.

Estude o mercado 

Existem diversas empresas, em diversos tipos societários, já consolidadas no mercado, as quais podem e devem servir como referência para você ser mais assertivo ou assertiva em seu negócio. 

Portanto, dedique tempo para estudar o mercado, concorrentes diretos, aplique ferramentas como o Benchmarking e a Análise SWOT para isso, que são importantes para avaliar pontos fortes e fracos.

Se planeje financeiramente 

O financeiro é crucial para que a abertura da sua empresa tenha êxito e gere bons resultados. 

Especialmente em tipos societários em que a responsabilidade é ilimitada, o planejamento financeiro é crucial para garantir que dívidas devastadoras não vão recair sobre seu negócio e desestruturar tudo que você investiu e realizou. 

Para isso, ter o suporte de profissionais especialistas é essencial, bem como dedicar tempo para fazer um bom levantamento de custos, estruturar um fluxo de caixa, estabelecer metas a curto, médio e longo prazo e encontrar o ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio. 

Use o digital 

Atualmente, uma empresa que não está presente digitalmente praticamente não é vista. 

Afinal, a maior parte das pessoas e públicos estão presentes nas redes e utilizam da internet para encontrar o que procuram. 

Portanto, se faça presente digitalmente, seja por meio de um site, rede sociais e até expandindo esse alcance por meio de campanhas e investimento em marketing. 

Encontre seu diferencial

O que faz da sua empresa única? O que te destaca? O que vai fazer com que seu público opte por você e não pelo concorrente? 

Essas perguntas precisam ser respondidas com o diferencial da sua empresa. 

Ele, não necessariamente precisa ser uma inovação revolucionária, mas sim, começar prezando pela excelência em tudo, inclusive nas escolhas que faz, como a escolha entre os tipos societários. 

Tenha um planejamento que mantenha sua conformidade 

As burocracias não existem apenas na abertura da empresa, mas em sua existência como um todo… 

Tributos, impostos, legislações, trâmites fiscais, obrigações acessórias, relatórios contábeis e tantos outros aspectos fazem parte da rotina da sua empresa, sendo assim, precisam ser considerados e organizados. 

Para isso, a presença de um planejamento tributário eficiente, uma auditoria e controle de obrigações a serem cumpridas, são requisitos básicos para manter a conformidade da sociedade, viabilizando que ela funcione de forma impecável. 

Como colocar tudo isso em prática? 

Na teoria, tudo é mais simples, mas afinal, apenas elencar esses pontos não vai transformar a sua empresa em um grande sucesso do dia para a noite, não é mesmo?

Para isso, é preciso a ação, a prática. 

E precisamos dizer que é impossível consolidar uma sociedade referência no mercado sozinho, afinal a própria constituição da sociedade demanda um sócio com você. 

Dessa forma, entender que é preciso contar com os aliados certos para ter o suporte necessário em tantos aspectos do seu negócio que demandam expertise e experiência é o primeiro passo para colocar tudo o que evidenciamos em prática, com máxima eficiência. 

E um dos grandes aliados que a sua empresa deve ter é a contabilidade. 

Isso porque os serviços contábeis abrangem desde o conhecimento profundo dos tipos societários até todo o planejamento que garanta a conformidade do seu negócio, que são pontos essenciais para que você consiga focar em outros aspectos, como o diferencial, presença digital e afins. 

Portanto, o suporte contábil é indispensável em um negócio de sucesso, e é preciso contar com isso desde o comecinho, desde o conhecimento aprofundado sobre os tipos societários, para que seu negócio já comece com o pé direito. 

Conheça a Orcoma!

Com profissionais especialistas e experientes, a Orcoma é um escritório de contabilidade consolidado no mercado, antenado às novas tendências e preparado para ajudar empresários com grandes ideias e transformá-las em grandes realidades. 

Desde a compreensão e escolha entre os tipos societários até um acompanhamento contínuo do desenvolvimento do seu negócio, mantendo tudo em dia e regular, nossa equipe estará ao seu lado. 

Assim, aspectos como os tipos societários, planejamento tributário e relatórios contábeis não serão mais uma preocupação no seu dia a dia, mas sim, fontes de dados valiosos para embasar tomadas de decisões e promover plena conformidade empresarial. 

E para usufruir de tudo isso, ou até mesmo apenas entender de forma mais profunda tudo que podemos fazer por você, basta entrar em contato conosco. 

Estamos preparados para te atender e apenas aguardando seu contato! 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
O Projeto de Lei 3911/20 abre a possibilidade de que…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top