Sua dívida tem mais de 5 anos, será que ela deixou de existir? Confira!

Sua Dívida Tem Mais De 5 Anos, Será Que Ela Deixou De Existi - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Após 5 anos uma dívida deixa de existir?

Após 5 anos, muitos brasileiros acreditam que dívidas não pagas deixam de existir. No entanto, é um engano. A pessoa que realiza um compra a prestação e deixa de pagar por algum motivo, terá seu nome negativado e incluído nas listas de órgão de proteção ao crédito como o Serasa, Spc Brasil ou Boa Vista SCPC.

Cerca de 60 milhões de pessoas de diversas idades estão com os nomes negativados atualmente, segundo o Serasa.

E muitas dessas pessoas ficam esperando completar 5 anos, na esperança que a dívida deixará de existir. Na verdade, o que acontece, é que seu nome sai da lista dos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou Boa Vista SCPC, e seu nome fica limpo. Além disso, a dívida não entra mais no cálculo do score de crédito.

Mas, fique ligado, a dívida, não deixará de existir, você continuará devendo aquela compra que não pagou.

O banco, a loja ou a empresa para a qual você deve pode te acionar judicialmente dentro do prazo determinado para cada dívida no artigo 205 do Código Civil. Confira:

1 ano para despesas com hospedagem e dívidas de seguros;
3 anos para aluguel de imóvel e empréstimos;
5 anos para cartão de crédito, cheque especial, boletos bancários, impostos e convênios médicos;
10 anos para telefone, água e energia elétrica.

Atenção: Esses prazos só valem se você não foi cobrado judicialmente por essa dívida. Se um processo foi aberto, esse prazo deixa de existir.

Muita gente não sabe a diferença entre uma dívida “caducar” ou prescrever. Vamos explicar para você:

Caducar: Quando o seu é retirado dos órgãos de restrição ao crédito depois de cinco anos. É como o mercado não “lembrasse mais” que você deixou de pagar aquela dívida e seu nome não fica mais negativado por causa disso.

Prescrever: Termo jurídico que significa que o credor não poderá mais acionar você judicialmente por causa de uma dívida. O prazo para prescrever também é de cinco anos, porém, não tem relação direta com a dívida que caduca.

Então, fique atento, deixar uma dívida caducar, não vai livrar você do problema. Existem consequências quando o nome fica negativado por cinco anos. Isso porque você dificilmente conseguirá algum tipo de crédito nesse período.

Sua dívida continua

Embora o cobrador perca o direito de exigir a cobrança na Justiça ou protestar a dívida em cartório, a cobrança poderá continuar sendo feita de outra forma. O credor poderá usar de forma amigável a cobrança, através de carta ou telefone, mas, não poderá expor o devedor em situação de constrangimento.

Nome negativado

Quando o nome está negativado, o melhor a ser feito é uma negociação com empresa credora. Podendo a dívida ser paga à vista com desconto ou até mesmo parcelar nos casos em que o valor seja alto. Pagando o que se deve, o nome volta a ficar limpo, e você volta a ter uma vida financeira saudável. Voltando a ter créditos bancários, como também sendo possível abrir conta corrente.

Consulta para saber se há dívidas em seu nome

Quando você tiver dúvidas em relação a situação do seu nome, querendo saber se há restrições, através de seu CPF você poderá consultar o site do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) como também na página do Serasa que possui um banco de dados dos devedores da rede bancária.

Fonte:Jornal Contábil

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O Segredo Para Um Controle De Processos Efetivos Em Seus Negocios Post - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Controle de processos: como aplicá-lo em iniciativa pública

Descubra como aplicar controle de processos em iniciativa pública Descubra agora o que é preciso para aplicar com sucesso o controle de processos em uma iniciativa pública Uma empresa de iniciativa pública precisa lidar com uma série de cobranças pela

Boa Administração Para Iniciativas Públicas - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Como ter uma boa administração para iniciativas públicas

Aprenda como ter uma boa administração para iniciativas públicas Descubra agora o que é preciso para manter uma administração para iniciativas públicas excelente! Gerir uma empresa de iniciativa pública pode ser uma tarefa um pouco mais complicada que o normal,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
Saiba o que é preciso para uma gestão de fluxo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top