Como escolher o melhor software para comércio varejista?

Como Escolher O Melhor Sistema Para O Seu Comercio Post (1) - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba como decidir pelo software para comércio varejista que seja ideal para o seu negócio

Entenda como escolher e quais os principais benefícios de um software para comércio varejista

Investir em um negócio no ramo do comércio varejista não é tão simples quanto parece, principalmente quando falamos em gestores que entram no negócio para irem além de meros coadjuvantes e “bater de frente” com a concorrência, através de um trabalho impecável.

Mas você, como gestor, bem sabe que isso não acontece do dia para a noite e que também é preciso um bom estudo de mercado, além de demais pormenores, como a qualidade dos produtos a serem ofertados, um bom atendimento e a sua capacidade de gerenciar toda a empresa com a mais alta excelência.

Porém, o que mais acontece – e a gente observa bem – é o fato de existirem muitos empresários que entram no mercado sem o devido preparo e com total desorganização dos seus processos internos e, além de encontrarem muitas dificuldades na gestão do dia a dia, flertam a todo instante com o caixa negativo – e isso foi efetivado durante a pandemia.

Por isso, querido amigo gestor, a gente vai falar aqui neste artigo, a respeito de dicas muito importantes que irão te ajudar na organização interna do seu negócio, indicando qual o melhor software para comércio varejista, de modo que você possa entender a sua importância e decidir pelo mais vantajoso para a sua empresa.

Portanto, para entender e dominar este tema com maestria, basta continuar a sua leitura, com muita atenção, aos tópicos subsequentes. 

Software para comércio varejista: entenda a importância

Falar de forma ampla sobre software para comércio varejista pode ser um divisor de águas para alguns gestores que estão lendo este artigo, pelo simples fato de, inacreditavelmente, ainda existirem empresas do ramo que simplesmente não atuam com sistema e fazem todo o gerenciamento através de um caderninho, por exemplo.

Mas, por outro lado, também existe o gestor que possui um sistema em seu comércio, porém, não buscou atualizar-se com os novos recursos disponíveis e, por consequência, tem em sua empresa um sistema que já está obsoleto e não atende às principais necessidades do negócio.

Portanto, caro gestor, é de fundamental importância saber que, para ter uma empresa com um viés moderno, que te proporcione um amplo controle de tudo o que acontece internamente e, por vezes, externamente, um bom software para comércio varejista é indispensável, principalmente por te proporcionar:

  • Organização em todos os seus processos;
  • Agilidade;
  • Praticidade;
  • Controle (como já foi dito);
  • Fácil acesso;
  • Rápido manuseio.

Enfim, são muitos os benefícios quando você conta com um efetivo software para comércio varejista, mas é importante que você tenha o discernimento de romper com certos paradigmas, antes mesmo de buscar um novo sistema no mercado, e é exatamente sobre esse aspecto mais psicológico que falaremos a seguir.

Mentalidade do gestor

Talvez não seja nem o seu caso, mas é importante falar sobre um tipo de comportamento do empresário, que é muito recorrente no gerenciamento de suas empresas: o apego ao que já existe, ou seja, as questões ligadas a aspectos mais tradicionais.

Veja bem, quando a gente vem aqui mostrar a necessidade de um bom software para comércio varejista, capaz de proporcionar todos os benefícios que citamos anteriormente, há quem acredite que isso não é necessário e que o sistema atual, por mais obsoleto que seja, é capaz de dar conta das demandas da empresa.

Na verdade, há um certo medo de encarar o novo, de buscar conhecimento sobre as novas ferramentas e recursos e, também, a questão de não sair da zona de conforto.

É notório que a tecnologia está avançando a passos largos e que os reflexos disso estão por todos os lados, seja nas empresas, seja na vida pessoal.

Portanto, o gestor precisa desapegar de ideias fixas e buscar uma mentalidade que esteja ligada à modernidade, e, assim, buscar novos conhecimentos para que a empresa possa acompanhar as tendências e avançar em paralelo aos novos recursos disponíveis.

É preciso entender que, ao invés de buscar um bom software para comércio varejista, ficar preso a sistemas que não são completos ou ao caderninho acarreta em:

  • Muito mais trabalho para o gestor;
  • Acúmulo de tarefas;
  • Inconstâncias nos processos;
  • Perda de tempo;
  • Reflexos nos lucros da empresa.

Com certeza, tem muito gestor que até admite ter uma rotina exaustiva – o que não é o ideal para nenhum empresário – mas, quando a gente vem aqui e mostra que pode existir um impacto negativo no caixa da empresa, o sinal de alerta já liga de forma automática.

Portanto, ninguém aqui está falando para você abandonar de imediato a forma como gerencia os processos internos da sua empresa e eliminar o seu sistema antigo de uma vez, mas sim, que passe a considerar a ideia de planejar de forma eficiente a iniciativa de buscar ferramentas que venham a agregar de forma positiva a sua gestão, como a aquisição de um novo software para comércio varejista.

A importância do planejamento

No tópico anterior, tocamos em um ponto muito importante para que você possibilite avanços no gerenciamento interno da sua empresa, através de um novo sistema: o planejamento.

Você, como um bom gestor, já sabe que para cada aspecto do seu comércio varejista é necessário planejar-se, olhar bem para o seu caixa e, aí sim, analisar a viabilidade de novos investimentos.

Implantar um novo software para comércio varejista em sua empresa, necessariamente, significa que você deverá:

  • Pesquisar o sistema a ser adquirido;
  • Consultar o seu setor financeiro;
  • Analisar a viabilidade do investimento;
  • Investir de forma assertiva.

Tudo isso sem contar com o fato de que você possui colaboradores em sua empresa, que já estão habituados com a forma convencional que já trabalham e a implantação de um novo sistema exige tempo e treinamento, sendo que o cenário ideal é manter o antigo, até que toda a equipe, inclusive você, já possuam um domínio completo do novo software para comércio varejista.

É muito importante ter estratégias efetivas e respeitar cada etapa do processo, para que o novo investimento traga soluções de forma mais rápida, e não o contrário.

Qual o melhor software para comércio varejista?

Essa é a famosa “pergunta de 1 milhão de dólares”.

A grande verdade é que, no mercado, existem diversas empresas que oferecem sistemas dos mais variados modelos para as empresas, mas, dar uma definição objetiva de qual é o melhor se torna inviável, pois cada empresa possui suas particularidades, demandas distintas, portes distintos e seria, no mínimo, imprudente dizer que determinado sistema é o melhor para o seu comércio varejista.

Contabilidade Para Comercio  - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo OrcomaPowered by Rock Convert

Somente você, como gestor, tem a capacidade de olhar para o seu negócio, entender quais são todos os processos e rotinas do dia a dia, para saber, categoricamente, quais as suas necessidades, em termos de software.

Um bom indicativo de sistema efetivo é analisar qual deles te proporciona a possibilidade de gerenciar 100% dos processos administrativos internos da sua empresa, em uma única plataforma.

O software que consegue uma entrega de centralização completa, certamente será um forte candidato a ser adquirido por você.

Mas, ainda assim, a gente pode citar alguns exemplos de demandas que podem ser realizadas de forma impecável, através de um bom software para comércio varejista:

  • Cadastro de vendas;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Setor financeiro;
  • Emissão de boletos;
  • Relatórios contábeis;
  • Fluxo de caixa;
  • DRE;
  • Controle de estoque; e muito mais.

Esses são apenas alguns exemplos de aspectos que podem ser gerenciados através de um único software para comércio varejista, e é através dessa leitura que você deve fazer uma anotação de todos os processos do seu comércio, antes mesmo de buscar o sistema que abrace todas essas demandas e que te proporcione o melhor custo-benefício.

Por que centralizar tudo em um único sistema?

Por mais que você imagine que seja mais caro ter um software para comércio varejista que seja mais moderno, na realidade isso no médio-longo prazo pode significar uma maior economia para sua empresa, e a gente te explica os motivos.

Imagine que você não tenha ainda nenhum sistema de gestão e precisa dispor de anotações à mão…

Certamente, terá que armazenar uma pilha de anotações em um local específico da sua empresa.

Além de ser uma prática ultrapassada, isso representa:

  • Gastos com papéis, canetas, classificadores e impressora;
  • Perda representativa de ambiente físico;
  • Difícil acesso a dados anteriores;
  • Difícil entendimento de determinados processos (muitas vezes, a própria caligrafia não ajuda).

Por outro lado, um sistema que não centraliza tudo, cria a necessidade de outro sistema que contemple demandas específicas, de forma complementar, representando mais gastos para a sua empresa, além de uma perda de tempo incalculável, para atuar com dois sistemas ao invés de um só.

Com isso, fica claro que, ao obter um bom software para comércio varejista, capaz de fazer jus e organizar todas as suas demandas de forma efetiva, você estará otimizando os seus processos internos através de um recurso moderno e, com absoluta certeza, muito mais econômico do que os modelos ultrapassados que ainda existem.

Sabemos que, no fim das contas, essa é uma decisão sua, enquanto gestor, mas temos a responsabilidade de mostrar novos caminhos que te levam a decisões assertivas e que possam te garantir uma gestão muito mais tranquila, onde você possa ter um maior controle do seu negócio de forma simples, inclusive quando você conta com sistemas que te permitem acessar informações em tempo real, onde quer que você esteja.

Pois é, não deixaríamos de te dizer que um grande recurso disponível é o acesso remoto, com armazenamento na nuvem, onde você deixa de ter a necessidade de contar com grandes espaços internos de HD e passa a ter total segurança, nos chamados clouds.

Mas, para consolidar tudo o que falamos aqui, voltamos para o ponto chave que irá garantir a assertividade que você tanto precisa para investir de forma efetiva: o seu planejamento financeiro.

E iremos fechar com chave de ouro, te mostrando que é através de bons parceiros que você constrói uma empresa próspera e que te garanta mais e mais sucesso.

Conte com a Orcoma!

Todo e qualquer investimento que você venha a fazer em sua empresa, precisa de um bom planejamento e isso só é feito através de uma análise minuciosa do seu caixa, para considerar todos os aspectos e te ajudar na tomada de decisão para fazer bons investimentos.

A gente sabe que com uma rotina exaustiva, fica difícil dar conta de tudo e ainda ter tempo de sobra para fazer uma análise correta da sua contabilidade e, aí sim, decidir pelos melhores rumos para a sua empresa.

Mas, quando você tem bons parceiros ao seu lado, as suas chances de acerto aumentam bastante, pois, você passa a ter ao seu favor profissionais que realizam análise técnica fundamentada no seu histórico contábil, não somente para ajudar na decisão do investimento, mas, também, para indicar as melhores formas de pagamento.

E conosco, da Orcoma, isso se torna realidade, pois somos uma contabilidade especializada em comércio varejista e já ajudamos diversos gestores a realizar um planejamento financeiro impecável, para a aquisição de software para comércio varejista.

O nosso suporte ainda vai além, pois também buscamos entender como é o funcionamento do seu negócio, para que, em total parceria, possamos definir qual sistema seria o ideal para atender às suas necessidades de forma completa.

Entenda, amigo gestor, que nós, da Orcoma, além de termos larga experiência em serviços contábeis, dispomos de um time de especialistas altamente qualificados para te atender com excelência e garantir as melhores tomadas de decisão em seu negócio.

Portanto, para progredir em seu negócio, através de uma gestão moderna e impecável, não hesite em nos contatar.

Teremos a maior satisfação de atender você e, juntos, construirmos uma parceria de sucesso! 

QUERO O MELHOR SOFTWARE PARA O MEU COMÉRCIO!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
Pix: Darf poderá ser pago pelo sistema de pagamentos Por…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top