Confira os detalhes sobre a implantação do programa de gestão de riscos do Estado!

Confira Os Detalhes Sobre A Implantação Do Programa De Gestão De Riscos Do Estado - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

AGE avança na implantação do programa de gestão de riscos do EstadoA Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), já conta com a adesão de 28 órgãos públicos estaduais ao Programa de Gestão de Riscos do Estado (PGR). Somente nos três primeiros meses deste ano, seis novas unidades estaduais foram integradas ao conjunto e estão sendo capacitadas para adotar as diretrizes do programa, que estabelece as normas gerais de procedimentos e práticas de controle interno e detecção de riscos nas instituições governamentais. Oito novas unidades aderentes aguardam inclusão nos próximos ciclos.

As novas unidades em capacitação são a Agerba, a Bahia Pesca, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), o Ibametro, o Corpo de Bombeiros e Sudesb. O início de implantação efetiva do programa nestas unidades está previsto para a segunda quinzena deste mês, logo após a conclusão das capacitações em gestão de riscos e em mapeamento de processos. Ambas as capacitações acontecem de forma on-line, via plataforma Teams.

Os servidores integrantes das unidades que aderem ao Programa passam por capacitação realizada pela AGE, através da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (UCS/Sefaz), para atuar de acordo com metodologia específica,  detalhada no novo Manual do Programa de Gestão de Riscos do Estado (PGR) – Edição nº2, de Março de 2021.

O novo Manual foi atualizado com a incorporação de informações relacionadas ao suporte tecnológico por meio do Sistema de Gestão de Integridade, Riscos e Controles, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para auxiliar no processo (Sistema Ágatha). O Manual pode ser acessado pelo site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br (Canal Finanças Públicas e Controle Interno) e reúne os principais conceitos, princípios e orientações que norteiam a gestão de riscos no âmbito da estrutura de governança do Estado, constituindo um guia prático com a finalidade de orientar os gestores públicos na aplicação da metodologia de Gestão de Riscos, e também de instruir o monitoramento e o acompanhamento das medidas de controle planejadas e implementadas para tratar os riscos identificados.

“O objetivo é avançar no embasamento tecnológico da gestão de riscos e consolidar a boa governança pública, que deve ser alcançada de forma racional e com controles internos de riscos, visando alcançar os resultados propostos por cada organização”, explica o auditor-geral do Estado, Luis Augusto Rocha. De acordo com ele, o novo manual visa subsidiar todas as ações do Programa de Gestão de Riscos (PGR) que estão em curso nas unidades aderentes. Cabe destacar que a participação do órgão no PGR se dá por adesão, que deve ser formalizada junto a Auditoria Geral do Estado pelo dirigente máximo de cada Secretaria/Órgão.

A maturidade das unidades quanto a Gestão de Riscos é considerada consolidada na unidade quando seus principais processos estratégicos forem submetidos ao Programa de Gestão de Riscos (PGR), em um ciclo contínuo. “Quanto mais processos-chave tenham sido tratados pela metodologia do PGR, maior será considerada a maturidade em termos de gestão de riscos”, informa o gerente de Controle Preventivo e Transparência da (AGE/Gepre), Alberto Queiroz.

Curta, acompanhe e compartilhe:

Facebook: facebook.com/sefaz.govba

Twitter: twitter.com/sefazba

Instagram Sefaz-Ba: @sefazbahia

Instagram Nota Premiada Bahia: @notapremiadabahia

https://www.sefaz.ba.gov.br/

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O Segredo Para Um Controle De Processos Efetivos Em Seus Negocios Post - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Controle de processos: como aplicá-lo em iniciativa pública

Descubra como aplicar controle de processos em iniciativa pública Descubra agora o que é preciso para aplicar com sucesso o controle de processos em uma iniciativa pública Uma empresa de iniciativa pública precisa lidar com uma série de cobranças pela

Boa Administração Para Iniciativas Públicas - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Como ter uma boa administração para iniciativas públicas

Aprenda como ter uma boa administração para iniciativas públicas Descubra agora o que é preciso para manter uma administração para iniciativas públicas excelente! Gerir uma empresa de iniciativa pública pode ser uma tarefa um pouco mais complicada que o normal,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top