Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde – Vale a pena?

Doutorsabemosqueentendadesalvarvidasmasequandosetratadasuaclinicavocesabe Post Contabilidade Na Bahia Ba - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ganhe Notoriedade E O Respeito Dos Seus Clientes Proporcionando Um Atendimento Que Salva Vidas Com O Auxílio De Um Escritório De Contabilidade Para Profissionais Da Área Da Saúde

Garanta aos seus clientes o melhor atendimento possível e adquira o destaque necessário para se tornar uma referência tendo o suporte de um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde!

Doutor(a), temos em mente que o momento atual afeta toda a sociedade de maneira direta e negativa!

Contudo, mais do que isso, sabemos muito bem que um dos primeiros afetados pelos impactos causados pela pandemia do COVID-19, é o seu consultório, clínica ou hospital.

Sendo assim, se antes já era um desafio para a sua gestão garantir um atendimento ágil aos seus pacientes – sendo ele facilmente influenciado pela demanda de cada dia -, agora, com o sistema de saúde andando sobre uma corda bamba, se tornou ainda mais crucial ter uma organização interna muito bem estruturada.

Em outras palavras, um excelente atendimento médico deixou de ser um diferencial e virou uma necessidade!

Portanto, manter-se sempre atento às suas rotinas administrativas, pendências fiscais, obrigações trabalhistas e gestão financeira se tornou uma tarefa tão importante quanto a higienização do seu ambiente de trabalho:

Precisa ser feita diariamente, com muita atenção e precisão – ou, então, tanto seus pacientes quanto sua empresa podem sofrer seriamente as consequências!

Desse modo, o que queremos propor para você, hoje, é um novo entendimento da sua gestão – uma verdadeira adequação ao momento atual.

E, para isso, faz-se necessária instrução…

Confira Nossas Especialidades 2 - Contabilidade na Bahia - BA

Você sabe o real valor de um especialista, não é mesmo?

Como profissional da área da saúde, você sabe muito bem qual o real valor de uma especialidade médica, não é verdade?

Não poderíamos entregar um paciente com dor de dente para um fisioterapeuta, da mesma forma como um paciente com ataque cardíaco não seria diagnosticado com a mesma eficiência do que se levado a um cardiologista.

A mesma analogia se deve às suas rotinas administrativas…

É claro que você, como gestor, se atenta a cada detalhe dos seus registros e finanças, mas, será que isso não poderia ser melhor aproveitado?

Será que um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde não teria uma visão melhor sobre as suas rotinas administrativas, suas obrigatoriedades fiscais e os números?

Bom, fato é: você focar na sua operação mais do que nunca e ficar divido(a) entre gestão e execução não é o melhor dos cenários…

Até mesmo se você não chegar a colocar a mão na massa, mas, sim, só ficar acompanhando o andamento dos processos, é essencial ter a certeza de que toda a burocracia envolvida em sua gestão esteja sendo muito bem cuidada.

E é exatamente isso que um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde pode proporcionar à sua gestão.

Mas, agora, focando na orientação mencionada ao final do tópico anterior, vamos compreender como um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde poderá te direcionar às melhores ações para que você saia da crise com um atendimento organizado, com os pacientes bem atendidos e com as contas em dia!

Contabilidade para profissionais da área da saúde – a orientação necessária para superar a crise!

Portanto, vejamos agora quais são os aspectos pertinentes a um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde e como ele pode ser o ponto de mudança para a otimização da sua gestão.

Regularização de Clínica, Consultório ou Profissional Liberal

Sabemos que, em um momento como esse, grande parte dos nossos leitores já deve estar atuando como profissionais da área da saúde, contudo, não são todos esses profissionais atuantes que estão realmente de acordo com a regularização do setor.

Fora isso, este artigo também é destinado a você, que tem paixão pela profissão e se compadece do momento atual para iniciar sua jornada como gestor do próprio negócio na área da saúde.

Sendo assim, para ambos os casos, é crucial se manter em dia com os órgãos que estabelecem as normas a serem seguidas, regulamentam as empresas e os profissionais atuantes e fiscalizam as suas atividades.

E, para conquistar tal regularidade, contar com um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde é essencial!

Dessa forma, com o auxílio de um escritório contábil especializado em sua área de atuação, é possível garantir processos como

  • Emissão do CNPJ;
  • DMED;
  • CRM;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Alvará da ANVISA;
  • Licença do Corpo de Bombeiros;
  • Registro na Junta Comercial; entre diversos outros procedimentos pertinentes à sua regularização.

Para saber mais sobre esse processo, acesse a nossa publicação: Como abrir uma empresa de prestação de serviços?.

Assim, você me mantém em regularidade com a Receita Federal, a ANVISA, o Ministério da Saúde e demais órgãos de regulamentação e fiscalização, evitando multas e sanções.

Gestão Fiscal e Planejamento Tributário para Profissionais da Área da Saúde

Agora, saindo um pouco da pré-concepção da sua clínica, consultório ou atividade liberal e focando na operação, é necessário entender como um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde pode te ajudar, não somente com a regularidade e com as burocracias da sua gestão, mas, também, com a redução dos seus custos com tributação.

Esclarecendo um pouco as coisas

Um erro muito comum de vários gestores de clínicas e consultórios médicos é enxergar o contador como um mal necessário para o seu negócio, visto que a sua presença na empresa é obrigatória justamente pela escrituração fiscal que ele faz ao Fisco.

Contudo, é importante que você desconstrua essa visão – pois, simplesmente, está abrindo mão de um gigantesco potencial de desenvolvimento para a sua empresa!

Um contador – ainda mais um contador que seja especialista em contabilidade para profissionais da área da saúde – é um agente de riquezas dentro da empresa, ou seja, por meio da análise dele, é possível identificar detalhes financeiros, fiscais e administrativos que fazem toda a diferença ao final do período de apuração das suas informações.

Dando um exemplo prático, muito dificilmente você conseguirá parar, sentar em uma mesa e analisar, detalhe por detalhe, a incidência de impostos sobre a sua prestação de serviços: 

  • Saber quais foram os serviços prestados; 
  • Os meios de pagamento; 
  • As deduções possíveis; 
  • O lucro apurado; 
  • Os materiais adquiridos; 
  • A categoria da prestação de serviços, entre diversos outros fatores influenciadores nos seus números.

Já um profissional contábil altamente qualificado e especializado irá realizar tal procedimento com maestria e comprometimento, prezando sempre pela maximização dos seus lucros e redução dos seus gastos.

Gestão Fiscal

Mas, agora, voltando a abordar o assunto principal desse tópico, com o auxílio de um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde, é possível garantir que todas as apurações dos seus impostos sejam realizadas em dia, além de todas as declarações fiscais e escriturações.

Assim, você se mantém em regularidade com o Fisco e reduz o risco de pagar mais impostos do que o necessário ou, então, de sofrer sanções por parte das autoridades – o que não seria bom para o momento em que estamos vivendo.

Dessa forma, cabe a um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde a realização de procedimentos, como:

  • Escrituração dos Livros Fiscais;
  • Apuração dos Impostos;
  • Emissão de Notas Fiscais; entre outras atividades necessárias para a regularidade.

Para saber mais sobre o que um departamento fiscal pode fazer por sua clínica, consultório ou atividade liberal, acesse nossa página: Serviço Fiscal na Bahia. 

Planejamento Tributário

Ainda falando sobre a gestão fiscal de uma clínica, consultório ou atividade liberal, um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde poderá te auxiliar também com o planejamento dos seus impostos por meio da escolha do melhor regime de tributação.

Hoje, Brasil, temos como opções elegíveis:

  • O Simples Nacional;
  • O Lucro Presumido; e
  • O Lucro Real.

Cada um possui suas particularidades – que podem ser melhor aproveitadas a depender da categoria da sua prestação de serviços (CNAE) e do seu faturamento -, mas que, em geral, servem para a mesma finalidade:

Regulamentar as normas de apuração das suas tributações.

Sendo assim, determinar o melhor regime de tributação para a sua clínica, consultório ou atividade liberal tem suas vantagens burocráticas e financeiras!

Portanto, para que isso seja feito, é necessário realizar um planejamento tributário, que serve como ponto partida não somente para determinar o seu regime mais econômico, mas também para conquistar benefícios, como:

  • Recuperação de créditos tributários, ou seja, restituir impostos pagos a mais;
  • Alteração de regime de tributação, uma vez que, a partir da sua previsão de faturamento, a opção atual não seja mais tão econômica;
  • Redução da carga tributária, fazendo uso dos procedimentos já mencionados e da legislação estadual e federal vigente.

Gestão Pessoal para Profissionais da Saúde

Outro serviço que um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde pode prestar para o sucesso da sua empresa é a gestão do seu departamento pessoal.

Por meio desse serviço, é possível evitar processos trabalhistas – que são maléficos para o seu fluxo de caixa e para a motivação de toda a sua equipe –, além de garantir também que seus colaboradores estarão sempre alinhados com os objetivos da sua empresa, uma vez que terão seus pagamentos sempre em dia.

Compliance Trabalhista

Um conceito muito discutido – mas ainda pouco aplicado nas clínicas e consultórios do Brasil – é o compliance trabalhista, que foca em garantir que tanto empregador quanto empregado permaneçam em regularidade com o que diz as Leis Trabalhistas.

Sendo assim, o compliance trabalhista – embora possa parecer uma definição sofisticada para alguns gestores – não passa do básico que todo consultório ou clínica médica deve possuir.

Contudo, feito com muita cautela, comprometimento e precisão!

Serviços de um departamento trabalhista para área da saúde

Portanto, os serviços trabalhistas prestados por um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde são:

  • Elaboração de folha de pagamento;
  • Parcelamento de impostos relacionados à área trabalhista;
  • Processo de admissão e registro de funcionário;
  • Desligamento e homologação de funcionário.

Para saber mais sobre o que um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde pode fazer pela área trabalhista do seu negócio, acesse nossa página: Serviço de Departamento Pessoal na Bahia.

Uma contabilidade especializada está atenta às MPs no combate ao Coronavírus

Outra função muito importe de um escritório contábil para profissionais da área da saúde é a adequação da folha de pagamento às Medidas Provisórias adotadas pelo Governo.

Sendo assim, é possível reduzir o valor total da folha de pagamento da sua clínica ou consultório por meio de acordos, com validade legal, reduzindo o risco de contaminação dos seus profissionais e os gastos do seu negócio.

Um Atendimento Espetacular é dado por meio de uma Gestão Sólida

Portanto, voltando ao foco central desta postagem, você só conseguirá entregar aos seus pacientes um atendimento espetacular se contar com uma gestão sólida e pautada na regularidade e otimização dos seus processos internos e rotinas administrativas.

Com o auxílio de um escritório de contabilidade para profissionais da área da saúde, é possível conquistar tudo isso que foi citado até aqui e muito mais, como:

  • Tomadas de decisões assertivas, por meio de uma consultoria empresarial, baseada nos dados e rendimento do seu negócio;
  • Gestão financeira otimizada, focando sempre na redução dos seus gastos e ampliação dos seus lucros, por meio da gestão do seu fluxo de caixa;
  • Gestão societária, evitando conflitos e demais malefícios que podem prejudicar seriamente o seu negócio.

Conte conosco, do Grupo Orcoma, para o sucesso da sua clínica, consultório ou atividade liberal na área da saúde!

Nós, do Grupo Orcoma Contabilidade para profissionais da área da saúde, somos especializados no seu ramo de atuação, prestando nossos serviços sempre com o máximo de comprometimento para que você tenha os melhores resultados possíveis.

Portanto, neste momento de crise que estamos vivendo, conte conosco! Pois, juntos, podemos sair dessa com uma organização empresarial sólida e pautada em um atendimento espetacular para os seus pacientes.

Para ter maiores dicas de como superar a crise, baixe gratuitamente – sem cadastro ou e-mail – o nosso material “Plano Estratégico, Seu Negócio Vencendo o CoronaVírus”, clicando aqui.

E, para contar com a nossa ajuda especializada e transformar a realidade do seu negócio agora mesmo, acesse esta página: Contabilidade Para Empresas E Profissionais Da Área Da Saúde Na Bahia.

Nós, do Grupo Orcoma, estamos sempre a postos para tornar o seu negócio cada vez melhor, conte conosco!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
Criado em 2006, esse regime tributário costuma ser encarado como…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top