Contratação para clínica médica: faça da maneira correta!

Guia Completo Para Montar Uma Equipe Medica De Sucesso Post (1) - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tudo o que você precisa saber para que a contratação para clínica médica seja feita com excelência em seu consultório

Você sabia que quando a contratação para clínica médica é feita de forma indevida, além de comprometer suas rotinas, seu consultório poderá sofrer prejuízos financeiros? Leia o nosso artigo e descubra como não ser vítima disso!

Uma das principais dificuldades enfrentadas por empresas consiste em escolher os funcionários ideais para ocupar suas vagas, dessa forma, se você está enfrentando problemas quanto à contratação para clínica médica, essa pode ser uma situação mais comum do que você imagina.

 

Porém, existem formas que facilitam para que isso ocorra de forma correta.

 

Preocupar-se com esse aspecto é essencial para evitar que você tenha prejuízos, como perda de clientes, de tempo e de dinheiro.

 

No artigo de hoje, reunimos informações valiosas que vão te ajudar a contratar funcionários com eficiência.

 

Então continue conosco e ótima leitura!

 

O que é contratação para clínica médica

A contratação para clínica médica envolve todo o processo necessário à admissão dos funcionários que farão com que seu estabelecimento funcione apropriadamente.

 

Muitos pensam que fazer isso da forma correta consiste apenas em cumprir o protocolo de entrevista e exigência de documentação.

 

Porém, vai muito além, requer, primeiro, profundo entendimento do seu negócio, necessidades do cliente e da vaga.

 

Já que, caso esses três aspectos não estejam em sintonia com o perfil do candidato, um novo processo poderá ser aberto em tempo próximo.

 

Para isso, é importante se atentar a alguns aspectos, sobre os quais vamos tratar posteriormente.

 

Mas antes, explicaremos por que você deve ter muito cuidado quando o assunto for contratação para clínica médica.

Quais os principais problemas relacionados à contratação de para clínicas médicas?

Você já ouviu aquele ditado que diz: “quem faz errado, faz duas vezes”?

 

Nesse contexto, caso você não adote critérios apropriados, poderá ter que fazer três, quatro, cinco vezes ou mais…

 

E sabe o que isso significa?

 

Que você precisará gastar mais tempo, terá que que ocupar seus colaboradores com a mesma tarefa.

 

E isso tudo também resulta em despesas financeiras para sua empresa.

 

Tal entendimento pode ser tido, pois o tempo que sua gestão e responsáveis pela seleção poderiam usar realizando suas atividades habituais será gasto em um novo processo seletivo.

 

Mas não é só isso!

 

Quando você erra na contratação para clínica médica, sofre sérios riscos de ter a qualidade do seu atendimento comprometida.

 

Por exemplo, não avaliar adequadamente as competências dos seus médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem poderá resultar no erro de diagnósticos, administração de medicamentos realizada de forma inapropriada, dentre outros.

 

Quando isso acontece na equipe que trabalha o financeiro, você poderá ter problemas na emissão de notas fiscais, no acompanhamento das glosas de sua clínica, dentre outros aspectos.

 

Todos eles têm em comum o impacto negativo no resultado da sua empresa da área de saúde.

 

Rotatividade de funcionários é algo que deve ser combatido pela sua gestão.

 

Mas então, o que fazer para evitar que problemas como esses ocorram na contratação para clínica médica?

 

Vamos conversar sobre isso nos próximos tópicos.

Tenha seus serviços bem definidos e especificados

Entender sobre o seu negócio é um dos primeiros aspectos que você deve considerar ao realizar a contratação para clínica médica.

 

Por conta disso, é fundamental que você defina e especifique os serviços que serão disponibilizados pela sua clínica.

 

Isso ajuda a entender quais os profissionais serão necessários para que os serviços oferecidos pela sua clínica sejam prestados.

 

Por exemplo, caso você tenha uma clínica especializada no aparelho gástrico, ela realizará exames endoscópicos, colonoscópicos e phmetria?

 

Além, é claro, do médico especialista, é importante saber se você irá disponibilizar aos pacientes algum tipo de exame.

 

O processo de definição e especificação também detecta se a execução do procedimento precisará do profissional contratado e se o médico escolhido estará disponível para executá-lo.

 

Agir assim permite realizar contratação para clínica médica de forma mais assertiva.

 

É fundamental, além de tudo que foi exposto, saber se o profissional está familiarizado com as tecnologias existentes em sua clínica médica.

 

Dessa forma, relacione todos os serviços que são prestados pela sua clínica e tudo que é preciso para que eles sejam realizados.

Mapeie seus processos

Outro aspecto importante que você deve realizar em sua clínica, principalmente quando pensar em contratação para clínica médica, diz respeito ao mapeamento de processos.

 

Mapeamento de processos também pode ser entendido como a análise e documentação das atividades que devem ser realizadas em sua clínica, e tem como objetivo tornar o seu dia a dia mais fluido e dar mais agilidade e segurança às tarefas em seu negócio.

 

Contar com essa ferramenta facilita para que você saiba quais serão as atividades de responsabilidade de cada contratado.

 

Dessa maneira, fica muito mais simples avaliar as competências dos seus candidatos no momento de uma contratação.

 

Estabeleça um plano de cargos e salários em sua clínica médica

Outro aspecto necessário, que está ligado ao conhecimento que você precisa ter sobre o seu negócio e que contribui para decisões acertadas na contratação para clínica médica, é contar com um plano de cargos e salários.

 

Ele faz com que sua empresa tenha uma melhor organização financeira.

 

Também ajuda na construção de uma comunicação clara com seus colaboradores.

 

Através dele, você:

 

  • Determina a remuneração que será praticada, de acordo com as funções;
  • Organiza a hierarquia de sua clínica médica;
  • Define as atividades e funções que serão de responsabilidade dos seus colaboradores;
  • Torna claros os critérios relacionados à promoção dos seus colaboradores.

 

Ter um plano de cargos e salários deixa seu negócio mais atraente para bons profissionais.

Levante os profissionais que serão necessários à contratação para clínica médica

Então, ao ter definido seus serviços, ter seus processos mapeados de maneira adequada e ter estabelecido o plano de cargos e salários, fica muito mais fácil saber quais os tipos de colaboradores que sua empresa precisa.

Contabilidade Para Area Da Saude - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo OrcomaPowered by Rock Convert

 

Dessa forma, você evita perder tempo em suas análises, já que boa parte dos critérios está estabelecida.

 

Ainda, você evita perder tempo com candidatos que não se adequam ao perfil, poupando o tempo deles e dos selecionadores.

 

Ou seja, contar com processos bem estruturados e organizados contribui para entender com mais simplicidade qual profissional você precisa no momento da contratação para clínica médica.

 

Entenda o que deve ser considerado ao realizar contratação para clínica médica

Bem, agora que você chegou até aqui, já tem um domínio maior sobre como e por qual razão um processo seletivo eficiente deve ser feito.

 

Nossa conversa, até então, focou mais nos aspectos técnicos e operacionais envolvidos no dia a dia de sua empresa.

 

Caso você esteja preocupado com a melhoria dos seus resultados, precisa saber que existem outros que são importantes de igual modo para que seu empreendimento seja cada vez mais assertivo ao atender seus pacientes, os quais também devem ser considerados na contratação para clínica médica.

 

E aqui estamos falando das soft skills.

 

Porém, antes de tratar sobre elas, é essencial clarificar o que são hard skill, que também devem ser consideradas.

Entenda o que são Hard Skills

Podemos entender como hard skills aquelas competências que são aprendidas e ensinadas com facilidades.

 

Ou seja, são elas:

 

  • A graduação dos seus colaboradores;
  • Os cursos de especialização de seus empregados;
  • O conhecimento técnico dos membros de sua equipe;
  • A habilidade no uso de um determinado equipamento ou software.

 

Comumente, são os saberes adquiridos ao se participar de algum curso, evento ou palestra.

 

Soft Skills: o que são?

Embora também possam ser desenvolvidas, as soft skills estão mais relacionadas a características comportamentais, muitas vezes ligadas às características individuais dos sujeitos.

 

De certa maneira, estão muito ligadas à capacidade de criar um ambiente agradável e otimista, junto aos seus superiores, colegas, pacientes, dentre outros.

 

Costumam ter envolvimento direto com aspectos da comunicação e resolução de conflitos.

 

Dentre as soft skills que são importantes a um bom profissional na contratação para clínica médica, você precisa observar as seguintes:

 

  • Eficácia na comunicação;
  • Boa escrita;
  • Atitude colaborativa;
  • Flexibilidade para se adaptar a mudanças;
  • Resiliência diante de situações adversas;
  • Criatividade;
  • Habilidade para construir bons relacionamentos;
  • Ser um bom negociador;
  • Ética em suas decisões e na realização de suas atividades;
  • Capacidade de liderança;
  • Habilidade em resolver problemas;
  • Desenvoltura para trabalhar sob pressão;
  • Ter uma boa organização e saber se planejar;
  • Saber ter uma gestão do tempo eficiente;
  • Contar com bom raciocínio dedutivo e indutivo.

 

Inclusive, é importante pontuar que elas serão determinantes no dia a dia do profissional.

 

Podemos pensar dessa forma, pois não serão raras as vezes que muitos de seus colaboradores deverão interagir entre si, com seus superiores, pacientes e demais indivíduos que precisarão interagir de alguma forma com a sua clínica médica.

 

Considerar e levantar as soft skills necessárias ao contratar seus colaboradores contribui para escolher aquele que possui mais autonomia.

 

 Isso permite processos fluídos, tem reflexo positivo no atendimento prestado e na relação entre os pares do seu consultório.

 

Elabore um processo seletivo estruturado, que possibilite conhecer as competências de seus colaboradores

 

Desse modo, já temos informações valiosas e que vão te ajudar a fazer a contratação para clínica médica da maneira correta.

 

Mas um ponto importante que você deve refletir é sobre como estruturar a seleção de forma a identificar cada um desses aspectos.

 

A gente sabe que o contato feito nesse momento costuma ser muito curto.

 

Nesse contexto, durante a contratação para clínica médica, por mais horas que você passe conversando com seu candidato, talvez esse tempo não seja suficiente para conhecê-lo em profundidade.

 

Mesmo assim, existem estratégias que podem ser usadas para reconhecer as características que você precisa nesses indivíduos.

 

E, para isso, você pode contar como:

 

  • Filtro de currículos;
  • Entrevistas estruturadas;
  • Entrevistas semi-estruturadas;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Testes de conhecimentos específicos;
  • Testes comportamentais;
  • Análise de informações em redes sociais.

 

Lembre-se que é fundamental que você escolha as táticas de acordo com sua disponibilidade de tempo e estratégia do seu consultório médico.

 

Além disso, é essencial considerar que cada um dos métodos escolhidos foque em te fornecer dados sobre o perfil do seu candidato, de acordo com as características que você busca no mercado.

 

Perceba que, nessa etapa, cada minuto é importante, palavras e comportamentos podem dizer muito sobre seus candidatos.

Orcoma: serviços de assessoria em departamento pessoal que vão fazer com que a contratação para clínica médica ocorra da maneira correta

Seguir as dicas que trouxemos até aqui vai te ajudar a evitar a rotatividade de funcionários em sua clínica.

 

E, paralelo a isso, todas as consequências, principalmente financeiras, relacionadas a esse aspecto.

 

Contudo, um aspecto relevante que ainda não conversamos, mas que também deve ser pontuado durante a contratação para clínica médica, diz respeito aos documentos que devem ser exigidos dos colaboradores selecionados, aos prazos que devem ser cumpridos e às informações que precisam ser enviadas ao governo.

 

Atender a todos esses procedimentos da maneira devida deixa sua empresa longe de sanções em fiscalizações.

 

Evita que o seu negócio seja processado pelo não cumprimento de direitos de seus colaboradores.

 

Sem contar que estar em conformidade trabalhista e previdenciária auxilia na manutenção de um bom clima em seu estabelecimento, já que essa é uma maneira de comunicar que você se preocupa e respeita o direito dos seus funcionários.

 

E nós, da Orcoma, podemos te ajudar nesse contexto, através do nosso serviço de departamento pessoal.

 

Além de permitir atender a esses requisitos relacionados ao Direito do Trabalho e Previdenciário, ajudamos na estruturação do seu plano de cargos e salários, fornecendo informações sobre pisos de remuneração e direitos existentes na legislação, com necessidade de pagamento de adicional de insalubridade.

 

Na verdade, sabemos da importância da gestão de pessoas para qualquer negócio, por conta disso, atuamos como verdadeira aliada da sua empresa, sempre focada em levar alternativas que representem melhora nos lucros do seu estabelecimento e que evitem que sua clínica médica fique exposta a problemas.

 

Através da nossa ajuda, seus funcionários serão registrados da maneira correta.

 

Desse modo, cuidamos da burocracia para você focar na estratégia usada na contratação dos seus colaboradores.

 

Precisa de mais detalhes sobre como os nossos serviços vão contribuir para que a contratação para clínica médica seja realizada com eficiência?

 

Então fale com a gente!

 

Nossos profissionais esperam o seu contato!

QUERO OBTER O SUCESSO EM MINHA CLÍNICA MÉDICA!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
Imposto de Renda: Isenção deve ser ampliada para quem recebe…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top