Iniciativa pública X iniciativa privada: qual é a melhor?

Quer Descobrir Qual E A Iniciativa Que Traz Mais Vantagens Post (1) - Contabilidade na Bahia - BA | Grupo Orcoma

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 Descubra agora qual é a melhor opção entre iniciativa pública X iniciativa privada!

Descubra agora as vantagens da iniciativa pública X iniciativa privada e saiba se está fazendo a escolha certa!

Gerir uma empresa de iniciativa pública pode acabar sendo uma tarefa mais complicada do que o esperado. É possível que você venha a ser vítima de acusações sobre corrupção e, ao mesmo tempo, ter que lidar com a expectativa dos clientes que mais precisam de ajuda.

É claro que a escolha entre iniciativa pública X iniciativa privada pareceu muito simples no começo, afinal, tem algo melhor do que oferecer serviços essenciais e ajudar a sociedade a se tornar mais justa para todos?

Mas não podemos nos esquecer: com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e a caminhada pode acabar sendo mais dura que o esperado.

Está começando a se questionar sobre a decisão que tomou anteriormente? Quer saber se continuar com uma empresa de iniciativa pública é o melhor a se fazer? Então continue lendo o artigo e conheça as diferenças entre iniciativa pública X iniciativa privada!

Com certeza você sairá daqui muito mais esclarecido(a) e motivado(a) para dar continuidade às suas tarefas! Que tal entender qual opção é a mais vantajosa entre iniciativa pública X iniciativa privada? Vamos lá!

O que é a iniciativa pública?

A principal diferença entre a iniciativa pública X iniciativa privada, é que a primeira pode ser definida como um modelo de atividades, caracterizadas por serem criadas por um Estado.

Além disso, como o nome já diz, as empresas que se enquadram nesse modelo, oferecem um serviço gratuito para que pessoas de todas as classes tenham acesso.

Majoritariamente, esses serviços prestados por uma instituição de iniciativa pública, podem ser considerados essenciais, de forma que não existam injustiças sociais em um determinado local.

Dito isso, sua premissa é: mesmo quem não possui dinheiro para pagar por algum serviço que faça parte de seus direitos, como, por exemplo, saúde e educação, deverá obtê-lo por meio das iniciativas públicas.

Abertas com esse intuito, as iniciativas públicas têm uma importância significativa na sociedade, ainda mais quando falamos de países onde a desigualdade social predomina.

Falando agora sobre uma parte mais técnica, é importante salientar que essas empresas não possuem fins lucrativos. Mesmo que pareça um pouco óbvio pelo seu nome e explicações dadas até aqui, muitas pessoas se confundem.

É muito comum ouvir pessoas dizendo que o serviço acaba não sendo gratuito, afinal, ele é mantido por impostos que são pagos pelos cidadãos. Todavia, como bem sabemos, os impostos são tributados de pessoas com classe social mais alta, que detém maior renda.

A outra parte da população, que não possui condições de pagar por esses serviços – e fatalmente também não contribuem com esses impostos – são as que mais precisam e aproveitam dessa gratuidade, sem nem ter dúvidas ao escolher entre iniciativa pública X iniciativa privada .

Pode parecer novidade, mas o redirecionamento dos valores dos impostos para ações beneficentes e serviços públicos é previamente estipulado. O Imposto de Renda, por exemplo, é uma tributação federal que contribui para o fornecimento do Bolsa Família.

Como a iniciativa pública funciona?

Inicialmente, salientamos que a iniciativa privada é constituída por empresas que não tem nenhuma intenção de receber lucros. O serviço é prestado apenas para ajudar o próximo, e não para receber algum pagamento.

Dessa forma, reiteramos que o dinheiro que é direcionado para o seu abastecimento e manutenção, provém de impostos que objetivam a igualdade social.

Com as informações anteriores, é comum ouvir de pessoas ideias errôneas, como, por exemplo, que os colaboradores que trabalham nessas instituições não são pagos.

Porém, precisamos diferenciar aqui as empresas de iniciativa pública e as do terceiro setor. A primeira não é movida por trabalho voluntário, doações e investimentos.

Sendo assim, seus colaboradores serão pagos com o dinheiro aplicado naquela instituição pelo Estado, além dos impostos daquele lugar.

Outra diferença entre esses dois modelos é a forma com que o trabalho é realizado pelas pessoas. No terceiro setor, o trabalho é voluntário e qualquer um pode participar, já na iniciativa privada, as pessoas são efetivamente contratadas, por meio de um processo seletivo, mais conhecido como concurso público.

Por fim, é preciso dizer que as empresas de iniciativa pública possuem apenas duas opções de modelos, em que o negócio possa se enquadrar: empresa pública e sociedade de economia mista.

Sendo assim, é possível visualizar a que melhor atende ao propósito daquela instituição.

Vantagens e desvantagens de uma iniciativa pública

Com base no que vimos até agora, podemos elaborar uma lista sobre as vantagens e desvantagens de fazer parte de uma iniciativa pública. Veja os prós:

  • Promove maior igualdade dentro de uma população, por meio dos serviços;
  • Oferece a segurança de ter bons funcionários, por meio do concurso;
  • Garante maior tranquilidade para os funcionários, por estarem em uma vaga vitalícia;
  • Não há concorrentes para desqualificar o seu atendimento;
  • Não é necessário se preocupar com lucros por não haver pagamento por parte dos “clientes”;
  • Oferece um serviço de qualidade para todos, como por exemplo, as universidades federais.

Agora, observe com atenção as desvantagens, para entender melhor as diferenças entre iniciativa pública X iniciativa privada:

  • Quanto menor for o orçamento, pior será o serviço;
  • Há uma dependência total para com o Estado, portanto, se oscilar, a instituição corre riscos;
  • Existe a possibilidade de ter colaboradores sem proatividade, por não haver a chance de serem demitidos;
  • É preciso lidar com a cobrança constante dos “clientes”, por não haver como recorrerem à outra empresa;
  • Estar sempre sob a suspeita de corrupção;
  • Ouvir discursos que desmerecem a iniciativa de forma injusta, como acontece com o SUS.

O que é iniciativa privada?

Para te ajudar no comparativo entre iniciativa pública X iniciativa privada, iremos esmiuçar agora as características do segundo modelo empresarial.

Ao contrário da iniciativa pública, a privada não depende de forma alguma do Estado. Sendo assim, todo dinheiro usado na sua construção, manutenção e investimentos, é tirado do bolso da própria empresa e seus dirigentes.

Outra grande diferença da iniciativa pública X iniciativa privada é que as corporações desse segundo modelo visam a obtenção do lucro.

Devido aos seus serviços e produtos serem pagos, há uma obtenção de valores que, se não for maior que o investimento, pode acabar prejudicando a integridade da empresa.

Esse lucro poderá ser usado para investir mais dinheiro na instituição, melhorar algum processo, compartilhar entre os sócios ou ser guardado para possíveis emergências.

Em outras palavras, o lucro é o grande definidor das empresas de iniciativa privada, gerando assim a competitividade entre negócios.

Podem haver duas ou mais empresas que participam de um mesmo setor, sendo assim, o lucro irá para quem oferecer o melhor serviço, um bom preço, embalagens mais ecológicas ou qualquer outro diferencial que atraia o público.

Lembrando que, ao contrário da iniciativa pública, o lucro e a competitividade deve ser uma preocupação constante, afinal, sem essas motivações a empresa poderá ser esquecida pelo público, ficar no vermelho ou até mesmo falir.

Nada ou ninguém poderá “segurar as pontas” além dos sócios, dirigentes ou os investidores que decidam comprar ações do negócio, que configuram outra distinção entre iniciativa pública X iniciativa privada.

Para finalizar as nossas informações da iniciativa pública X iniciativa privada, é muito importante que abordamos a influência das mesmas na economia dos países.

Diferentemente da iniciativa pública, a iniciativa privada é a principal colaboradora para a economia do Brasil, um país capitalista.

Dessa forma, são geradas riquezas, vagas no mercado de trabalho e ainda mantém a produção do país sempre em alta.

Como a iniciativa privada funciona?

Para entendermos melhor o funcionamento das empresas de iniciativa privada, precisamos manter em mente que o objetivo define tudo.

Dito isso, não se esqueça que a principal intenção de uma corporação privada é obter e aumentar cada vez mais os seus lucros.

A partir desse fato, podemos começar a esmiuçar os seus detalhes com maior precisão e entendimento e, dessa forma, deixar para trás todas as dúvidas sobre iniciativa pública X iniciativa privada.

O primeiro ponto a ser abordado, é a forma como é feita a contratação dos funcionários, que se difere em grande maioria da iniciativa pública.

O processo de seleção das iniciativas privadas é muito livre, portanto, a escolha das ferramentas, atividades e habilidades a serem avaliadas, é de total responsabilidade dos gerentes.

Normalmente, esse processo é confiado a profissionais da área de recursos humanos, que têm pleno conhecimento de recrutamento e seleção.

Poderão ser realizadas desde provas e dinâmicas em grupo, até uma simples avaliação de currículo e portfólio.

Entretanto, apesar de a seleção ser mais abrangente, a iniciativa privada não tem obrigação de manter o seu funcionário por tempo indeterminado.

Visto isso, pode demitir sempre que houver algum problema sério com moral e descumprimento de leis, ou até por uma simples questão de produtividade.

Ou seja, se o colaborador não contribui para o sucesso da empresa, ele poderá ser substituído com facilidade.

Também vale mencionar que as empresas de iniciativa privada podem se dividir entre diferentes pessoas jurídicas. Essa classificação pode definir o porte do negócio, os valores a serem pagos com tributação e as obrigações que devem ser cumpridas. São elas:

  • Sociedade Anônima (SA);
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Simples;
  • Empresa Individual;
  • Microempreendedor Individual.

Para organizar todos os deveres e funcionamento da empresa, é preciso manter um planejamento constante, para que não existam riscos de diminuir a margem de lucro.

Ao contrário das iniciativas públicas, onde os clientes procuram por seus serviços, as corporações de iniciativa privada devem investir, para que seu alcance aumente e atinja mais pessoas.

Vantagens e desvantagens de uma iniciativa privada

Para ter uma melhor visualização sobre as características da iniciativa privada, preparamos outra lista com vantagens. Veja:

  • Haverá lucro, portanto, quanto mais vender, mais dinheiro entrará;
  • A competitividade incentiva a melhoria constante do negócio, mantendo a empresa sempre em alto padrão;
  • É possível manejar todos os departamentos com muita facilidade, pois não é preciso recorrer à um órgão superior;
  • Total independência financeira, não havendo a necessidade de esperar o Estado para poder seguir os negócios;
  • Liberdade para escolher a equipe que irá favorecer os negócios da empresa.

Agora, se atente às desvantagens, para entender as distinções entre iniciativa pública X iniciativa privada:

  • Será necessário lidar com um número muito maior de responsabilidades;
  • Rotatividade de funcionários muito alta, sem ter tempo para que haja uma boa integração;
  • Sem esforço significa sem dinheiro, impedindo assim que haja momentos de ociosidade;
  • O valor investido será altíssimo, para que todos os departamentos sejam geridos da melhor forma;
  • Não há tempo para esperar que o cliente venha até você, por isso é preciso se reinventar constantemente.

Continuar com uma iniciativa pública é um bom negócio?

Após pensar sobre as vantagens entre a iniciativa pública X iniciativa privada, é esperado que surjam algumas dúvidas.

Qual é a opção mais vantajosa? Estou fazendo a coisa certa? Devo mudar de setor? Continuar em uma iniciativa pública é um bom negócio?

Se pensarmos bem, qualquer escolha entre iniciativa pública X iniciativa privada nos trará contrapontos e dúvidas, haja vista que ambas possuem vantagens e desvantagens. Porém, devemos pensar sempre em qual é o nosso maior objetivo.

Se a iniciativa pública for a melhor escolha para o seu caso, você pode contar com um serviço de contabilidade para te ajudar a evitar problemas.

Um serviço de contabilidade para iniciativa pública pode ajudar e muito a sua gestão!

Ao contratar um serviço de contabilidade para iniciativa pública, você poderá garantir uma gestão financeira muito segura.

Será possível tomar as melhores decisões, a partir de resultados obtidos em avaliações e processos contábeis, conseguindo assim uma melhor gestão de orçamento, mesmo que seja baixo.

Dessa forma, você também poderá prever complicações e se precaver, economizando em gastos desnecessários.

Organizando melhor os investimentos, também poderá investir mais no conforto e atendimento dos clientes, aumentando assim, sua satisfação.

Nada melhor do que não ter mais que se questionar sobre a sua escolha entre iniciativa pública X iniciativa privada!

Conte com a ajuda do Grupo Orcoma!

Para tal, não hesite em contar conosco, do Grupo Orcoma! Nós temos um serviço especial para iniciativas públicas, que poderá te ajudar nessa instituição tão importante para a sociedade.

Sendo assim, não perca mais tempo e entre em contato conosco! Contar com quem domina o assunto pode fazer total diferença e evitar que precise escolher entre iniciativa pública X iniciativa privada novamente!

QUERO AJUDA DE UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA PARA INICIATIVA PÚBLICA

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado
Contribuinte com cadastro no gov.br vai ter acesso à declaração…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top